Testemunhar, com esperança, a luz do Santíssimo Salvador

Nestes tempos de cuidado e de prevenção contra a Pandemia, a celebração do Padroeiro da Cidade de Campos e da Diocese, apresenta expectativas e, certamente, anseios e preces fortes e esperançosas. Precisamos, mais que nunca, que a luz de Cristo Transfigurado no Tabor transforme a todos (as) em testemunhas corajosas que partilham a visão de plenitude e de inteireza do Ressuscitado. É hora de contemplar, com fé, o rosto esplendoroso e fascinante de Jesus para, com Ele, e a partir da vivência Pascal, sermos capazes de vencer não só a pandemia viral, mas indicar caminhos e sinais de uma vida com qualidade e significado, saudável e amorosa. As transformações do Tabor nos levam a anunciar, com alegria e esperança, que é possível uma cidade nova, acolhedora, fraterna e justa. Toda crise é, também, ocasião favorável a repensar nosso destino, nosso estilo e projeto de vida e, sem dúvida, nossos valores e crenças.

O que alguns têm chamado de Pós Pandemia, ou volta à “normalidade”, e ao que era antes, esquece que a crise sanitária espelha uma crise de humanidade, de civilização, de equidade para com a Terra. Todos os cuidados que assumimos com responsabilidade e seriedade, seriam ineficientes se não saímos desta pandemia melhores em todas as dimensões, mais espiritualizados, mais compassivos e mais lúcidos, lembrando que saúde é um construto abrangente e interligado, envolvendo corpo, mente, espírito e ambiente. Por isso, é importante, e pertinente, buscar e sonhar um novo paradigma (modelo) de pessoa humana, de sociedade e convivência que encontramos no Cristo Salvador, que veio para curar e restaurar por inteiro a humanidade e o cosmos.

Que esta comemoração desperte e suscite as forças vivas do bem e da solidariedade para retomarmos, com um coração esperançoso, nossa vocação de ser e viver a alegria de morar na cidade do Santíssimo Salvador, cidade formosa e iluminada. Muita paz, luz, e saúde para toda a família campista. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 02 de Agosto de 2020.