Papa Francisco assinou na manhã de sábado Encíclica Fratelli Tutti
O Pontífice estava acompanhado de dois tradutores, entre eles o sacerdote português que se ocupou do texto no nosso idioma. Os nossos corações estão cheios de alegria. Estamos muito agradecidos ao Papa. “Ele ama voltar a este lugar para relançar temas que lhe são caros”, disse o pe. Mauro Gambetti, Custódio do Sagrado Convento de Assis.
Ricardo Gomes com informações e fotos do Vatican News
Numa cerimônia simples realizada no sábado junto ao tumulo de São Francisco o Papa Francisco assinou a Encíclica Fratelli Tutti. A oração, o silêncio e a simplicidade marcaram esta visita que, por vontade do Papa devido à situação de saúde, se realizou sem nenhuma participação dos fiéis, seguindo as palavras da liturgia dedicada a São Francisco, na véspera da Festa do Pobrezinho de Assis. Pouco antes da assinatura, o Papa agradeceu à Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou na redação e tradução da Encíclica.
– Agora, assinarei a Encíclica que o monsenhor Paolo Braida, encarregado das traduções e também dos discursos do Papa, na Primeira Seção, traz ao altar. Ele supervisiona tudo e por isso que eu quis que ele estivesse presente aqui hoje e me trouxesse a Encíclica. Vieram com ele dois tradutores: pe. Antônio, tradutor da língua portuguesa, que traduziu do espanhol para o português; e o pe. Cruz que é espanhol e supervisionou um pouco as outras traduções do original em espanhol. Faço isso como um sinal de gratidão a toda a Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou nesta redação e tradução. – destacou Francisco.