Papa Francisco concede Bênção Apostólica à iniciativa do Quarto de São José dormindo

A Bênção Apostólica foi direcionada aos fiéis e incentivadores da criação do Quarto de São José dormindo, o único existente no mundo. A iniciativa foi apresentada ao Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude em Portugal.

A Nunciatura Apostólica do Brasil enviou para a Paróquia São José, no município de São José de Ubá, no Vicariato Noroeste, uma mensagem transmitindo a Bênção Apostólica do Papa Francisco, pela construção do único quarto de São José Dormindo do mundo. A iniciativa do pároco Pe. Moisés de Melo e dos paroquianos ganhou grande repercussão. Em um trecho da carta o Papa concede a bênção e fala sobre o estímulo para que a iniciativa produza frutos. Para o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, a bênção apostólica é um reconhecimento da iniciativa da paróquia de construir e edificar um espaço que representa o dormitório de São José. “Neste local está a imagem real, humana de São José, na qual as pessoas se aproximam com essa espontaneidade, uma piedade e colocam suas orações na cama em que ele está repousando. Isso mostra uma nova expressão da fé, mostra o que o Papa São João Paulo II falava sobre novas expressões. Inclusive, trabalha a criatividade da evangelização. O quarto de São José, que mostra São José dormindo, é muito bonito como experiência de confiança em São José, com o pai da igreja, o patriarca da Igreja, que sempre está, mesmo nessa situação, de prontidão”, afirmou Dom Roberto.

De acordo com o pároco Pe. Moisés Melo, foi uma alegria para toda a comunidade a iniciativa de construção do quarto de São José. Durante a Jornada Mundial da Juventude, em agosto deste ano, três jovens da paróquia apresentaram o dossiê ao Papa Francisco. “O dossiê foi apresentado ao Papa Francisco falando da existência desse quarto de São José. Nós tivemos uma resposta do Santo Padre, por meio deste documento que foi enviado pela Nunciatura Apostólica. O Santo Padre nos concede a sua Bênção Apostólica, nos dando assim a alegria de recebermos a sua própria benção desse quarto de São José. Para nós, obviamente, é um momento de extraordinária alegria porque vem esse reconhecimento também para o Santo Padre saber que ele, em pessoa, sabe da existência desse quarto, aqui em São José de Ubá”, disse o Pe. Moisés.

“Entregue totalmente ao Espírito Santo. Então, muita gratidão ao Padre Moisés, que foi o autor. Nós simplesmente referendamos, homologamos essa iniciativa, que foi agora abençoada pela Santa Sé. Achamos isso fantástico, porque mostra que estamos em plena comunhão e que São José que está. Justamente no emblema papal, pontifical, eu diria que mostra assim a presença evangelizadora, paternal e próxima de São José”, finalizou Dom Roberto.

Segundo Vanessa Eccard, uma das jovens que transmitiu a mensagem ao Papa Francisco, foi uma alegria apresentar o trabalho desenvolvido na paróquia, apesar de toda a dificuldade. “Fica um aprendizado que a gente deve se deixar levar com o Espírito Santo, assim como o Pe. Moisés se deixou levar quando o Espírito Santo inspirou a edificação desse quarto, que nós também possamos continuar a nos levar pelo Espírito, independente das situações, das circunstâncias, porque a gente foi até lá sem saber o que a gente ia encontrar, e em meio a um universo de um milhão e meio de pessoas, era humanamente impossível a gente chegar e conseguir entregar um dossiê falando do quarto de São José dormindo. Então só mesmo por intercessão divina”, declarou Vanessa.