Paróquia São José do Avahy sedia encontro em comemoração ao Dia Nacional do Terço dos Homens

Fotos: Elisângela Cavalheiro (Pascom São José)

A Paróquia São José do Avahy, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense, promoveu na última sexta-feira (08/08), um encontro reunindo o Movimento dos Terço dos Homens. O evento foi em comemoração ao Dia Nacional do Terço dos Homens, celebrado pela primeira vez no Brasil, a data coincide com a Festa da Natividade de Nossa Senhora e foi instituída por Lei no país em abril deste ano, pela Lei 14.558/2023.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo vigário episcopal e pároco da São José do Avahy, Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim, concelebrada por vários sacerdotes como o vigário paroquial Pe. Luis Felipe, o reitor do Santuário de Santo Amaro de Campos, Pe. Liomar dos Santos, além de demais sacerdotes e diáconos. A organização do encontro estima que quase 600 pessoas participaram do evento. De acordo com o Pe. Luiz Reis, a paróquia recebeu a todos os peregrinos com a maior alegria, este foi o primeiro encontro que será realizado em outras paróquias nos próximos anos. “Um dia especial, temos que agradecer a bênção que tem sido esse movimento, principalmente que demonstra essa presença dos homens na caminhada da Igreja. Um trabalho formidável que tem sido feito com este movimento”, informou o Pe. Luiz Carlos.

Lei – O dia em questão foi escolhido por ter sido a primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, instituído em 1936 por Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe). O PL 2.676/2021, que originou a Lei que institui a data, foi apresentado pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG). O projeto já havia sido aprovado em caráter terminativo, em março, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).