Paróquia de Itaperuna celebrou Missa em Ação de Graças pelos 58 anos do Cristo Redentor

No último domingo (21/01), a Paróquia São José do Avahy, no município de Itaperuna, na região noroeste fluminense, celebrou a Santa Missa em Ação de Graças pelos 58 anos de construção do Cristo Redentor. A celebração foi presidida pelo pároco e vigário episcopal do Vicariato Noroeste Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim, contou com a participação do diácono Francelino. O prefeito de Itaperuna Alfredo Marques também participou da Santa Missa. Ao final da celebração o Pe. Luiz deu a bênção ao coração de pedra, que é similar ao do Cristo Redentor da cidade do Rio, que veio como presente para o Cristo Redentor de Itaperuna.

O Cristo Redentor de Itaperuna fica na parte alta do Centro da Cidade de Itaperuna. Nesse dia histórico também houve o lançamento do memorial do Cristo Redentor da cidade, que ficará localizado na base do monumento. No dia 31 de agosto de 2021, o monumento passou a ser o primeiro do Brasil a ser reconhecido oficialmente como monumento irmão pelo Cristo Redentor do Corcovado, num ato de geminação assinado pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Inaugurada no dia 20 de janeiro de 1966, a estátua, com 20 metros de altura, foi idealizada e construída pelo então prefeito Cláudio Cerqueira Bastos e projetada pelo escultor capixaba Francisco Moreira, se tornou num dos pontos turísticos.

A peça é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus, mede um metro e trinta centímetros. Sendo revestida de pedra sabão. Através deste símbolo, no dia da inauguração, todo o Brasil foi consagrado ao Sagrado Coração. Dentro dele, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana colocaram um frasco de vidro, contendo um pergaminho com a árvore genealógica de ambas as famílias, como demonstração de fé e gratidão.