Paróquia Nossa Senhora de Fátima no IPS: 25 anos de fé e devoção
Recordações que traduzem nas emoções de quem viu e acompanhou toda trajetória de fé. Morador no Bairro Braz de Paula Nicolau festeja ao lado do filho Luis Mauricio Reis de Paula Nicolau, atualmente pelo Coral que completou 26 anos. Braz ainda se lembra do desafio que foi lançado pelo Bispo Dom João Corso em 1994. A comunidade se mobilizou e no dia 5 de março de 1995 o sonho se realizava com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. E chegava a comunidade Pe. Gilson Motta.
– Hoje contamos com Pe. Crimário já conosco há mais de 8 anos e continua a obra de evangelização e de ação social da igreja. E destaco e enalteço a comunidade que nunca faltou com apoio dizendo presente a todas as necessidades da capela e da paróquia. São formiguinhas que constroem juntas com sacerdote uma comunidade atuante. Parabéns a toda comunidade católica do IPS. – pontua Braz.
O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca que Dom João Corso que visibilizava uma vocação muito importante para essa comunidade de fé instaurada num bairro que a partir da criação da paróquia nessa comunidade eclesial teve um desenvolvimento forte e presente testemunhal e com comunidades e capelas que ganharam cada vez mais vulto como N. S. Aparecida na Estrada do Capão e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro na Estrada do Carvão e atendendo a Matriz no Ips.
– Seu oráculo Nossa Senhora de Fátima que completou a pouco o centenário das aparições revela uma mensagem de esperança para os paroquianos e fieis. Uma mensagem de uma oração penitente, aberta a conversão, mas também a misericórdia. O rosto do Imaculado Coração de Maria sempre aberto para atender as pessoas e hoje vemos uma igreja muito dinâmica, amparo certo para moradores. Uma igreja que tem pastorais avançadas, uma catequese muito qualificada tanto no Sacramento da Iniciação Crista como na catequese de adultos e uma Pastoral Familiar completa que tem sido referencia por ter iniciado a experiência do acompanhamento de casais de segunda união. Alegramos-nos muito e esperamos que esse percurso que passou tão rapidamente nos traga frutos tão saborosos como os atuais. – destaca Dom Roberto Francisco.
Recordações de um tempo de muitas historias. O casal Geraldo Lisboa Azevedo e Neusa Maria de Souza Azevedo recorda um pouco desses 25 anos de lutas e desafios da construção de uma comunidade simples e evangelizadora. E a alegria da formação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS.
– Durante todo esse tempo pudemos acompanhar e vivenciar em seu crescimento e na formação das novas pastorais, dentre estas a Pastoral Familiar e junto a Renato e Rosemary estarmos a frente dessa pastoral. E com muita alegria que hoje passar essa experiência. Estamos comemorando 25 anos de luta e trabalho e muitas alegrias e a luta continua, com desafios que ainda enfrentamos. – pontua Geraldo Azevedo.
Silvia Maria de Moraes Peixoto fala da alegria e emoção. Há 13 anos ela e esposo José Henrique Alves de Azevedo ainda recém casados e foram acolhidos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e se integraram a comunidade paroquial.
Meu esposo e eu fomos recebidos e desde então vivenciamos o prazer e vivermos nesta comunidade. Eu costumo brincar dizendo que moro no quintal da casa de Maria tamanha a alegria de viver nessa comunidade mariana. Nestes 25 anos a marca registrada dessa comunidade tem sido o acolhimento a começar pelo Padre Crimário Verdan que faz questão de acolher a cada família e direcionando para as Pastorais para que sintamos pertencentes e acarinhados. Para se chegar a Bodas de Prata foi preciso tranquilidade e estabelecimento de confiança da igreja conosco e nós com a igreja. – conclui Silvia Peixoto da Pastoral Familiar.
Jovens dão testemunho de vida e esperança deste momento jubilar. Com 20 anos Karollyne Fonseca da Silva Crespo participa dos movimentos e das celebrações que acontecem na comunidade paroquial e a celebração do Jubileu é oportunidade de reunir todas as gerações e momento de reforçar a fé e espiritualidade.
– Posso dizer que presenciei boa parte desse Jubileu de Prata. Lembro de cada sacerdote que passou e deixou sua marca e acredito que vamos vivenciar momentos de muita espiritualidade, fé e de oração, pois a Paróquia reunira toda a comunidade para esta grande celebração. Karollyne Fonseca da Silva Crespo, 20 anos.
– Já fui coroinha e durante estes anos vivi momentos marcantes na Paróquia e espero que neste Jubileu de Prata nos como Pastorais como pastorais como comunidade em busca da Evangelização. – Luan Fonseca da Silva Crespo.
– Faço parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima onde fui batizada e fiz minha Primeira Eucaristia e me crismei e hoje sou Catequista e fico grata de participar de mais um momento importante de muita fé e oração junto com a comunidade neste momento de Jubileu de Prata. – Giovana Simões Figueira. – 20 anos.
– Fui batizada fiz minha Primeira Eucaristia e Crisma e a Paróquia que fez parte de toda a minha vida. Me tornei igreja por ela e sou muito grata e por isso tão feliz em ver esta prosperando a cada dia em tamanho e fé chegando ao seu Jubileu de Prata. Faço parte do Ministério de Música, Grupo de Adolescente, Batismo e Liturgia e espero poder fazer parte da História dessa comunidade como fez parte de minha vida. –Ester Borges de Albuquerque – 19 anos.
Vai ser uma honra participar do Jubileu de Prata da Paróquia onde fiz parte Grupo Jovem, Grupo de Adolescentes e sou coroinha e fiz amigos que me levam para Jesus e me ajudam a edificar como Igreja cada dia mais e com imensa alegria estarei participando desse momento jubilar. – Sophia Lopes de Medeiros Barros – 14 anos.
– Esta sendo uma honra estar participando do Jubileu de Prata de minha Paróquia, este momento único e gratificante principalmente para nós jovens. Aprendo muito com todos e muito bom presenciar o quanto a comunidade persevera com a Palavra de Deus, unidos na fé e na oração. – Isabel do Nascimento Antônio Rangel.
Programação
Dia 04/03 Hoje
18h Meditação do Terço Mariano
19h Missa – Cel. Pe. Gilson Motta
Dia 05/03 Quinta feira
19h – Missa – Cel. Dom Roberto Francisco
21h – Show com Banda Adoradores do Rei
Texto e Edição Ricardo Gomes