Paróquia Nossa Senhora de Lourdes realiza ciclo de palestras durante Outubro Rosa

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, realiza desde o dia 11 de outubro o ciclo de palestras “Mulheres: segundo o coração de Deus”. Objetivo é discutir ao longo do mês de outubro temas voltados para a espiritualidade e saúde da mulher. Ao longo dos encontros as participantes são convidadas a participar de palestras com profissionais da saúde e pessoas que vivenciaram problemas e dão exemplo de superação, assim como conhecer a história de mulheres importantes na bíblia. A comunidade tem correspondido ao trabalho, segundo os organizadores a média de participantes atingiu 80 pessoas.

O primeiro encontro, no dia 11/10, contou com a palestra da médica ginecologista Dra. Cândida Barcelos, com o tema “Meu corpo exige cuidados”, que abordou os principais cuidados com o corpo. Já a Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão Marta Lídia, relatou o tema “Miriam: a sabedoria para superar as crises”. Marta também coordena o grupo de Oração Cristo Rei, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS. O segundo encontro aconteceu no dia 18/10, teve como tema “Autoestima e prevenção ao Câncer de Mama”, que contou com a presença da coach para mulheres Lêda Mariana, além da presidente da Associação Mulheres Vitoriosas, Cristiane Félix. Em seguida as mulheres meditaram sobre “Maria Madalena”. Para encerrar os encontros durante o outubro rosa, na próxima sexta-feira (25/10), a palestra terá como tema “Ansiedade: que sentimento é esse?”, com a bióloga e Ministra Extraordinária Olga Machado, já a cantora católica Aline Brasil vai conduzir a pregação com o tema “Ana: a perseverança na oração”.

De acordo com Célia Pessanha, uma das organizadoras dos encontros, o Pe. Dênisson Martins incentivou a criação de uma Comissão de Eventos, formada por membros de pastorais, que pudesse promover encontros de formação humana e espiritualidade na paróquia. “As ideias são partilhadas entre os grupos da igreja. Os encontros chamam a atenção para os cuidados do corpo e da alma feminina, num conjunto. Tem sido maravilhoso. Neste último encontro, teremos a degustação de pratos simples feitos com alimentos que contribuem para a diminuição da ansiedade”, disse Célia.

Outra integrante da Comissão de Eventos da Paróquia, a coordenadora do grupo de Oração “Guiados pelas Mãos de Maria”, Dalva Henrique, afirmou que o evento tem despertado as mulheres para a vivência na Igreja e o cuidado com a saúde. “A graça está reinando em nossa paroquia, os testemunhos tem sido inúmeros. A alegria contagiante das ‘Mulheres segundo o Coração de Deus’, têm demonstrado que Ele foi muito maravilhoso. Inspirou o nosso padre Dênison, que nos chamou a organizar e colocar em pratica. Tudo para honra e gloria do Reino de Deus que e tremendo em amor e bondade”, afirmou Dalva, que também é coordenadora Diocesana do Ministério para as Famílias da RCC, do Vicariato Norte.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Divulgação Pascom Nossa Senhora de Lourdes