Paróquia Santo Antônio de Pádua se prepara para celebrar os 15 anos da Procissão do Fogaréu.

Com informações José Alencar (Paróquia Santo Antônio)

A Paróquia Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Pádua, na região noroeste do estado, promove neste ano de 2024, a 15ª edição da Procissão do Fogaréu, dentro da programação da Semana Santa. A Paróquia, que começou a realizar a procissão em 2009, conta com a participação de um grande elenco formado por homens e mulheres de várias pastorais, grupos e movimentos da paróquia. A procissão dramatizada relembra os momentos decisivos da vida de Jesus onde 40 farricocos, com indumentária semelhante à usada pelos penitentes medievais, caminham apressados à procura de Jesus para o  prender. Neste ano de 2024, a procissão será realizada na segunda-feira da Semana Santa (25/03), às 19h30. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do município de Santo Antônio de Pádua.

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e ao som de tambores, o cortejo à luz de velas pelas ruas é feito por 15 fiéis encapuzados com hábitos de penitência – chamados de farricocos, que representam a guarda judaica dos sacerdotes. Os farricocos são 40 homens que representam os soldados romanos em perseguição a Cristo para a crucificação. Tradicionalmente, eles vestem túnicas e capuz de cetim colorido, sendo muitas das vestimentas em tons vibrantes como vermelho, roxo, amarelo e azul.