Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade se prepara para o novenário da Padroeira

A Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade, na cidade de Natividade, no Vicariato Noroeste, promoverá entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro, a Novena e a Festa da Padroeira do município. Neste ano de 2023, a comunidade paroquial celebrará os 170 anos da festa, além dos 20 anos de dedicação e elevação à dignidade de Santuário Diocesano. Em postagem nas redes sociais, a Paróquia informou que durante o novenário vários padres irão participar. No dia 7 de setembro, a Santa Missa era presidida pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz. Na celebração serão investidos os novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão (MEDSC).

No dia da padroeira, 8 de setembro, a Santa Missa será presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, e será concelebrada pelo pároco Pe. João Genes, além de vários sacerdotes da forania de Natividade e do território diocesano. Após a Missa haverá o show religioso com o cantor Robinho Coelho e participação de Luciano de Pinho.

Histórico Paróquia – Fundada em 1845 no coração da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno. Posta em um pequeno altar, a imagem em madeira entalhada de Nossa Senhora da Natividade data do século XIX e é original da Espanha.

Festa da Natividade – A festa da Natividade de Nossa Senhora originou-se em Jerusalém. A primeira celebração em honra a Nossa Senhora da Natividade foi realizada no século V como festa da Basílica “Sanctae Mariae ubi nata est”, que é conhecida nos dias atuais como Basílica de Santa Ana. No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantina e romana. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de Setembro, data que permanece até os dias atuais.