Paróquia São Benedito de Campos realiza novena do padroeiro

A Paróquia São Benedito, no Centro de Campos, promove desde o dia 26 de setembro, o novenário do padroeiro. A programação contou com a participação de vários padres da Diocese de Campos, como:  Pe. João Paulo Rodrigues, Pe. Alexandre Mothé, Pe. Murialdo Gasparet, Pe. Clécio Silva dos Santos, Pe. Fabiano Goulart, Pe. Dênisson Martins, Pe. Wallace Hortêncio, Monsenhor Leandro Diniz e o Pe. Emerson da Silva Ramos, que atuou ao longo deste ano de 2021 assumiu a administração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Custodópolis.

Nesta terça-feira (05/10), dia dedicado ao padroeiro São Benedito, os fiéis poderão participar da celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz. Todas as celebrações foram transmitidas pelo Canal do Youtube da paróquia, já os que estiveram presentes, houve a adequação as regras sanitárias, com a utilização de álcool em gel, bem como o distanciamento.

A Igreja São Benedito é tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam). Dom Pedro II esteve na frente da construção da atual Igreja de São Benedito quando ele visitou Campos dos Goytacazes em 1875.

História – Benedito nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de pretos que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido. Ingressou num convento franciscano de Palermo, capital da Sicília, e foi religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade e pela obediência. Quando tinha 20 anos foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência suportou tudo. Vendo isso, o líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, convidou-o para fazer parte da congregação. São Benedito aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de 5 anos.

Benedito foi para o mosteiro da Sicília,o entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia. Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, Frei Benedito tornou-se um líder natural. Em 1578 foi convidado para ser o Guardião, (superior) do mosteiro, cargo que aceitou depois de muita relutância. Apesar de ser analfabeto, administrou o mosteiro com grande sucesso, seguindo com rigor os preceitos de São Francisco. Organizou os noviços, foi caridoso os padres, era o primeiro a dar exemplo nas orações e no trabalho.

Um dia Frei Benedito profetizou que quando morresse teria que ser enterrado às pressas para evitar problemas para seus irmãos. Depois disso, ficou gravemente doente e faleceu no dia 4 de abril de 1589, aos 65 anos de idade. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.