Paróquia São João Batista e Santuário de Nossa Senhora da Penha preparam recepção ao novo sacerdote

“Agora vem o Pe. Michael Bruno com uma orientação de ficar e trabalhar a unidade, principalmente em definir melhor as competências entre o que é Irmandade e a Paróquia, assim como o que é a Irmandade e a Reitoria de Atafona”, afirma Dom Roberto.

Os fiéis da cidade de São João da Barra, norte fluminense, se preparam para receber oficialmente Pe. Michael Bruno, como o novo administrador da Paróquia São João Batista, juntamente assumirá a função de Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona. Embora a Santa Missa que marcará a posse do sacerdote nas comunidades religiosas seja em maio, ele já está pela cidade para conversar com os fiéis, integrantes de movimentos religiosos e membros das Irmandades. O Pe. Michael Bruno, de 36 anos, completa cinco de sacerdócio, no próximo dia 13 de maio, sendo que a posse canônica acontece alguns dias antes no dia 9 de maio, durante Santa Missa, às 19h, a Igreja Matriz São João Batista, no Centro da cidade. “Estou feliz de retornar a casa, mas com a certeza de que para tudo dar certo precisamos de oração, paz e unidade. Para fazer a paz acontecer o Papa Francisco nos diz na ‘Fratelli tutti’  o convite ‘a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si’. Vamos trabalhar na unidade”, declarou Pe. Michael.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, a cidade está saindo de turbulências que teve como epicentros a Matriz São João Batista e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. “Os dois sacerdotes vieram ajudar em experiências provisórias, até quando o ordinário local achar necessário. Agora vem o Pe. Michael Bruno com uma orientação de ficar e trabalhar a unidade, principalmente em definir melhor as competências entre o que é Irmandade e a Paróquia, assim como o que é a Irmandade e a Reitoria de Atafona. Tratando de superar os dois modelos de Igreja, que às vezes são difíceis de conciliar no mesmo espaço, mas os dois são válidos. O modelo de Irmandade que vem do catolicismo mineiro, e o modelo do Concilio Vaticano II, em saída, que é o de comunidade de comunidades. Para isso é necessário abrir-se, superar essa visão bairrista, ou sectária, bem como o lado do clericalismo, por certos membros de Irmandade que chegam a festejar a saída de um padre, assim como o anti Irmandades que também é errado, que é uma associação legítima do laicato. Temos que conviver com os dois modelos, trabalhar com as competências, trabalhar com a Igreja”, declarou Dom Roberto.

Para o provedor da Irmandade São João Batista, Jorge Renato Amaral, já estão sendo realizadas reuniões com o sacerdote para tratar da Semana Santa no município. “Para a Irmandade de São João Batista é motivo de orgulho ter o reverendíssimo Padre Michael pastoreando a nossa Paróquia, sendo filho da terra. O mesmo conhece a nossa realidade, conhece as pessoas, a nossa forma de ser igreja. Estamos de braços e corações abertos para que a unidade aconteça e rezando para o bom êxito do exercício do seu ministério pastoral em nossa Paróquia”, afirmou Jorge Renato.

Além de administrador paroquial no Centro, o sacerdote irá assumir a função de Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona. Para o provedor da Irmandade, que administra o Santuário, tudo está sendo preparado para bem recebê-lo. “Espero em um espírito de diálogo, respeito e comprometimento da fé bem receber o novo sacerdote, que foi preparado por Nossa Senhora da Penha para resgatar a unidade e a reavivar a fé de toda a comunidade. Estamos animados e com boas expectativas. Contando com todo o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, que inclusive já se preparara para a festa da padroeira”, disse o provedor Adyvan.

Dom Roberto finalizou dizendo que o Pe. Michael tem todo o apoio da Diocese para bem administrar, selar a união, paz e partilha. “A Igreja é universal, diocesana, o bispo é o sucessor legítimo dos apóstolos. Se queremos fazer Igreja, temos que estar em comunhão com o bispo, que veio garantir que a fé dos apóstolos seja a nossa, a mesma. Vamos receber muito bem o Pe. Michael Bruno, ele vai construir a unidade, mas com vocês das Irmandades. Estamos em ano sinodal, cada um tem o seu papel, tem direito a voz e deve ser escutado”, finalizou Dom Roberto.