Em tempos de pandemia, a Igreja no Brasil presta um serviço de apoio material, emocional e religioso em todo território brasileiro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram no domingo de Páscoa, 12 de abril deste ano, a campanha “É Tempo de Cuidar”, uma ação solidária emergencial que que integra e estimula a realização em todas as 277 circunscrições eclesiásticas da Igreja católica no país (arqui/dioceses, prelazias, eparquia e administração apostólica) de iniciativas de apoio material, emocional e religioso aos afetados pelo avanço do Coronavírus no país.

Segundo o bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente da CNBB e também presidente da Cáritas Brasileira, trata-se de uma iniciativa para que toda a Igreja e cada um de nós ampliemos, neste tempo de pandemia, a solidariedade. O bispo explicou que esta ação solidária é um prolongamento e ampliação da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema, extraído da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 33-34), é :”Viu, sentiu Compaixão e Cuidou dele”.

Dom Mário explica que as ações, já em curso em nossas dioceses, paróquias e comunidades, são incentivadas pela ação emergencial. O foco do trabalho, reforçou, são inciativas voltadas para responder às necessidades das famílias brasileiras, especialmente as que vivem em moradias precárias, das pessoas em situação de rua, dos migrantes e refugiados. “A campanha quer prestar um serviço de auxílio material, emocional e humano e espiritual ao povo brasileiro que está sofrendo os impactos do avanço do Coronavírus”, disse em referência às três dimensões da campanha.