Paróquia São João Batista no Capão prepara centenário de construção da matriz paroquial
Será aberta, neste domingo (17/11), a programação das comemorações do Centenário de construção da Igreja Matriz de São João Batista, no bairro do Capão, em Campos. Às 19h o bispo emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães celebra missa e será inaugurado painel histórico. No dia 18 as 19h a Santa Missa será celebrada pelo Pe. Fábio de Melo. No terceiro dia do Tríduo a Santa Missa será celebrada pelo Pe. Gilson Mota e será realizada apresentação da história da igreja em slides. Na quarta-feira (20/11), o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco preside a missa da solenidade do Centenário e a comemoração dos 9 anos de criação da Paróquia.
A Igreja matriz da Paróquia de São João Batista, na cidade de Campos, foi construída em 1919, quando havia um surto de gripe espanhola que grassava em muitos países, inclusive no Brasil. O imigrante italiano, João Batista Paravidino, morador do bairro do Capão, foi acometido da terrível doença, além de mais sete membros de sua família. Estando em perigo de morte, valeu-se de sua fé no poder de intercessão de São João Batista junto a DEUS e comprometeu-se a fazer construir uma pequena capela, em honra do Santo Precursor de Nosso Senhor JESUS CRISTO.
Como por milagre, todos os membros da família foram salvos da terrível influenza, coisa rara naqueles tempos. E assim fez. Inaugurou a pequena capela, reunindo em torno de 8000 pessoas nos festejos inaugurais. Formou-se, ainda, a Irmandade de São João Batista, com o objetivo de promover a administração da capelinha. A partir daí, muitas pessoas passaram pela história da Capela São João Batista. Dentre tantas figuras marcantes, há de se destacar a pessoa de D. Júlia Benzi Paravidino que animava os festejos do padroeiro, a irmã Zilda de Castro, religiosa salesiana que promovia a catequese infantil, D. Luiza Degel Tavares, Sr. Fernando Amorim Miranda, D. Anita Barreto, o Sr. João Batista Gomes, entre muitos outros.
Marcaram também presença na Capela os padres redentoristas, que por longo tempo animaram a vida comunitária. Em 05/03/1995, com a criação da Paróquia N.ª. S.ª. de Fátima, a capela passou a fazer parte dessa nova Paróquia, tendo o Pe. Gilson Motta como seu primeiro Pároco. A capela foi provida à Reitoria em 11/03/2007, tendo como seu Reitor o Pe. Gilson Motta. Em 20/11/2010 a Reitoria São João Batista foi erigida Paróquia São João Batista, sob o pastoreio de D. Roberto Gomes Guimarães e tendo como primeiro Pároco o Pe. Gilson da Silva Motta.
Edição Ricardo Gomes com informações de Luiz Kleber Paravidino Júnior – Diácono Permanente