Paróquias da Diocese de Campos iniciam Novenário de São José

Teve início nesta quinta-feira (10/03), o Novenário de São José em várias paróquias e comunidades da Diocese de Campos. São José é um dos santos mais populares no mundo. É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. O santo é padroeiro de cinco paróquias nas cidades de Itaperuna, Campos, Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana, além de uma Capelania, que funciona no Colégio Eucarístico.

Na cidade de Bom Jesus, por exemplo, a Paróquia São José fica no bairro Lia Márcia. Para comemorar o padroeiro o Pe. Luiz Carlos Reis Amorim presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz, a celebração foi transmitida pelas redes sociais. De acordo com o administrador paroquial, Pe. Paulo Gonçalves, um momento especial de oração para os fiéis. “José significa ‘Deus cumula de benefícios’, o Pai cumulou São José de benefícios e fez dele administrador de todos os seus bens. Ele é servo fiel e prudente. Ele zelou o Filho de Deus. Nós somos convidados durante esses dias a beber das graças e bênção do Deus que nos ama e também quer nos cumular de todos os benefícios”, declarou Pe. Paulo.

E Campos, no Parque Cidade Luz uma programação especial também foi montada. Ao longo dos dias de novena vários sacerdotes irão presidir a Santa Missa, com várias comunidades e movimentos convidados a participar. Para o início do Novenário o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, fez uma ligação do tema da festa “Ide a José”, fazendo uma ligação do José, pai adotivo, a José do Egito que perdoou aos familiares que fizeram mal. “Estamos a convidar para o novenário. Este ano a com o Lema ‘Ide a José’, claro que cabe a José o carpinteiro o pai adotivo de Jesus, a quem foi confiada a sagrada família, mas também começa com José do Egito, no gêneses. Interessante, a figura de José do Egito, porque é a figura que nos mostra a partilha das coisas divinas, a importância da reconciliação da família, do perdão. Como é bom e importante ver no São José um homem de paz e reconciliação, entrega a Deus com a oração, o amor e a ternura. Uma boa novena”, afirmou Dom Roberto.

História – Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia. Pio IX elegeu São José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão. José tem o título mais alto que um homem pode ter, o de pai adotivo do Messias. É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A Igreja o escolheu como padroeiro da boa morte, pois José deve ter terminado sua caminhada na terra ao lado de Jesus e Maria. O calendário litúrgico dedica duas comemorações festivas a este grande Santo: no dia 19 de março (em muitos países este é o dia dos pais) e no dia primeiro de maio, dia do trabalhador. São José foi escolhido como modelo de todos os trabalhadores. O Papa Francisco mandou inserir, na Liturgia eucarística, o nome de São José, que assim é invocado diariamente na hora da Missa, bem logo após a Consagração.