Paróquias da Diocese de Campos promovem palestras na Semana Nacional da Família

As Paróquias da Diocese de Campos promoveram homenagem aos pais durante o primeiro dia, que abre Semana Nacional das Famílias. Em várias Paróquias a semana inteira será marcada com comemorações com Missas e Palestras. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, estará de 12 a 16 de agosto, acolhendo as famílias de nossa comunidade com um evento de grande espiritualidade. Serão pregações envolvendo a educação dos filhos, a vida conjugal, a afetividade e a sexualidade, as dificuldades espirituais, o perdão familiar e o amor de Deus pelas famílias.

Nesta segunda às 19h30, o Psicólogo Davis Lichote falará sobre o tema “Os nossos filhos devem ser educados na fé”. Até o dia 16 acontecem celebrações, a comunidade paroquial vai estar presente na X Caminhada da Família, promovida pela Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.

– As famílias enfrentam muitas batalhas e tentações oferecidas pelo mundo. Por isso, é fundamental que você não desista de sua família! Mesmo que venham as tribulações,  a sua família é a expressão do amor de Deus e que graças a este imenso  amor que muitas bênçãos serão derramadas e muitas alegrias hão de  expressar este amor. – destaca a paroquiana Célia Pessanha.

Para o bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, com o lema “E a Família como vai?”, cada vez mais levanta a necessidade de prudência para não levantar feridas e dramas, que se distanciam do modelo de família que Deus quer. “É preciso refletir, defender e aprofundar a vivência familiar. A família que queremos com a graça de Deus, além de também amparar as outras famílias, que de alguma forma sofreram estes desarranjos, mas nem por isso deixam de ser famílias”, afirmou Dom Roberto.

No domingo (11/08), a comemoração pelo Dia dos Pais teve celebração no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todas as missas. A Pastoral Familiar destaca a importância do pai na família e no desenvolvimento dos filhos, para que cresçam e possam construir um futuro e um mundo melhor, muitas vezes o pai tem o papel junto com a mãe nos dias de hoje, que estão cada vez mais difíceis de educar e criar os filhos, e ao mesmo tempo ser um pilar exemplar para a gerações futuras.

A abertura da programação aconteceu na missa das 10h30 com a participação de agentes da Pastoral Familiar. A coordenação promete que será uma semana rica de eventos no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e as atividades se estendem ate sábado.

O Pe Luis Carlos de Carvalho, reitor do Santuário, enfatizou na homilia a importância do pai para o crescimento dos filhos e fortificação da família tão afetada pelas influências do mundo.

Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS, Pe. Crimário Verdan realizou homenagens na matriz em todas as missas e na Igreja Nossa Senhora Aparecida foi realizada homenagem aos pais. Antes da missa das 9h o Terço dos Homens se reuniu para oração pelas famílias. E às 19h foi aberta oficialmente a programação da Semana Nacional da Família.

Texto: Ricardo Gomes e Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Divulgação Paróquias

N S de Lourdes

Parque Imperial

Início todos os dias às 19h30min.

Dia 12/08 – BENÇÃO AOS FILHOS.

Tema: Os nossos filhos devem ser educados na fé crista. Pregador: Davis Lichote (Psicólogo)

Dia 13/08 – BENÇÃO PELA CONVERSÃO DAS FAMÍLIAS

Tema: Família, defensora da vida! Pregadores: Diácono Mauri e Adriana (Com. Fonte de Água Viva)

Dia 14/08 – BENÇÃO PELA CURA DOS RELACIONAMENTOS – PERDÃO

Tema: Aconselhamento familiar – Oficinas:

Como anda seu relacionamento conjugal? Com Fred e Roberta (Comunidade

Canção Nova)

Como você tem educado seus filhos? Com Val e Rogério (Comunidade Canção Nova)

Como está o diálogo familiar? Com o Diácono Márcio Fernandes.
Você está aberto ao perdão? Com Luciana Chagas (Coord. Diocesana do

Ministério de oração por cura e libertação da RCC).

Vamos falar sobre afetividade e sexualidade? Com o Arthur Gusmão e Patrícia (RCC)

Nas dificuldades não temas, creia! Com Eliane Ribeiro (Coord. Diocesana da RCC Campos)

Acolhendo o jovem de ontem… Com Eleonora Nascimento (Coord. GO Mães que Oram pelos filhos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus).

Dia 15/08 – BENÇÃO PARA OS CASAIS

Adoração – Silvinha e Emanuel da Missão Todo Teu.

Dia 16/08 – BENÇÃO AOS LARES

Luau para as famílias Voz e violão com Juvenal e Leonardo Ringo – Momento

de convivência fraterna.

Dia 17/08, sábado, às 15h

Caminhada para as famílias

Saída da Paróquia São Benedito e chegada à Catedral do Santíssimo

Salvador. (Santa Missa com o Bispo Dom Roberto Ferreria Paz).