Pastoral Afro-brasileira realiza seminário no dia da Abolição da Escravatura
No dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura os alunos do Curso Pré Vestibular Solidário Redentorista participaram do III Seminário da Pastoral Afro-brasileira do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve como tema Abolição: Negro presente. Encontro com temática que revela a importância da educação no desenvolvimento do processo de dignidade do negro, ainda vítima de preconceitos e violência, e do racismo estrutural.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Bispo Diocesano de Campos e Referencial da Pastoral Afro- brasileira no Regional Leste 1, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, abriu o Seminário que debateu o tema Abolição: Negro presente, que aconteceu no sábado (13/05) no auditório da Universidade Estácio de Sá, onde acontece o curso Pré- Vestibular Solidário Redentorista.
Na composição da mesa o Padre Márcio André Ribeiro dos Santos, Coordenador da Pastoral Afro na Diocese de Campos, a Socióloga Renata Saul, o Psicólogo Benvindo Deonício Santos e o Professor da Uef, Auner Pereira Carneiro. A Coordenadora da Pastoral Afro-brasileira do Santuário, Salvadora Maria Ribeiro de Souza, iniciou falando da importância do trabalho realizado na pastoral e destacando a educação como uma das armas no combate a todo tipo de escravidão que ainda impera na sociedade, discriminando os negros, vítimas de racismo.
Como incentivo Maria Salvadora recorda a mãe que incentivou as filhas a estudarem e festeja ter conquistado espaço no mercado de trabalho e na sociedade, e engajando na luta pelo fim de todo tipo de preconceito e discriminação contra os negros. Uma luta através da pastoral afro que vem desempenhando esse importante papel de lutar para dar oportunidades a jovens negros e carentes.
A mensagem de todos debatedores teve como foco a importância de ver na educação como um processo que iniciou na Abolição no dia 13 de maio, mas deve ser uma construção coletiva e de libertação de todas as correntes que continuam colocando o negro às margens de uma sociedade opressora, que violenta e continua vivendo preconceitos e racismo. Dom Roberto destacou a missão da igreja em ser protagonista de inserção do negro na missão eclesial.
A Pastoral Afro-brasileira tem essa missão de integrar os negros na missão pastoral na igreja. E uma missão que vem sendo realizada no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com Pré vestibular Solidário, dando oportunidades de jovens afro- descendentes terem condições ao ensino superior nas faculdades e universidades.