Pastoral Familiar realiza Assembleia Geral no Vicariato Noroeste

O encontro foi realizado para a busca da sinodalidade, também como forma de preparar a agenda da Pastoral para o ano de 2024. A unidade, a variedade e a universalidade do Povo de Deus se manifestam no caminho sinodal.  De acordo com seu sentido etimológico, o termo grego “sínodo” significa “caminhar juntos”. A sinodalidade expressa a participação e a comunhão em vista da missão.

A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar promoveu, na noite da última segunda-feira (06/11), a Assembleia Geral da Pastoral no Vicariato Noroeste. O encontro contou com a presença do assessor eclesiástico da Pastoral no Vicariato Norte o Pe. José Silvio Coquito, que presidiu a Santa Missa de Abertura, realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, que fica no bairro Presidente Costa e Silva, no município de Itaperuna. A assembleia também contou com integrantes da Comissão Diocesana representados por Geraldinho, Neusa e Silvia. O objetivo do encontro é a busca da sinodalidade, além de proporcionar um momento de união e partilha sobre as ações desempenhadas, experiência adquirida e apontar os desafios para o ano de 2024, tendo como base o trabalho desempenhado em 2023.

Constantemente estamos ouvindo, lendo ou até mesmo falamos sobre sinodalidade, mas sabemos o que significa? A palavra “sinodalidade” é de profunda atualidade, adquirindo especial importância desde o Concílio Vaticano II, principalmente no pontificado de Francisco. O papa ofereceu uma reflexão teológica profunda e desafiadora sobre a sinodalidade da Igreja, aos 17 de outubro de 2015, na comemoração dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, afirmando que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Para compreender bem a sinodalidade, é preciso considerar também outro termo de grande sentido eclesiológico e igualmente importante, a colegialidade. A colegialidade é exercida pelos bispos unidos ao Papa; portanto, é episcopal. Entretanto, o Papa alerta que o conceito de sínodo é “fácil de exprimir em palavras, mas não de ser colocado em prática”. Trata-se de uma Igreja servidora, ministerial, na qual a autoridade se exprime como serviço e o próprio Sucessor de Pedro se apresenta como “servo dos servos de Deus”.

Com informações de Cardeal Sergio da Rocha (Arcebispo de Salvador)