Pastoral Familiar realiza o 1º Encontro de Formação para Casais na Diocese de Campos
A Pastoral Familiar da Diocese de Campos promoveu no final de semana o 1º Encontro de Formação para Casais, objetivo foi desenvolver o encontro com foco na preparação para a vida matrimonial. O evento foi dividido em dois dias, para atender todo o território diocesano. No Vicariato Noroeste, o encontro aconteceu no sábado (09/11), na Paróquia Santa Rita, na cidade de Itaperuna. A Quase-Paróquia Santa Teresinha enviou os membros da Pastoral para o encontro, com objetivo de implementar as modificações no território paroquial a partir de 2020. Já no Vicariato Norte o encontro foi organizado no Colégio Eucarístico. Todos os dois dias contou com a participação do escritor André Parreira.
André Parreira é autor de dezenas de artigos em sites como Zenit, Aleteia e Pastoral Familiar, além de diversos livros sobre matrimônio e família. Casado com Karina de Carvalho desde 1998, com quem tem sete filhos. Professor por formação, é mestre em Tecnologia e doutorando em Ensino das Ciências. Lecionou por quinze anos e há dez dedica-se à área de tecnologia educacional como consultor. Como missão, dedica-se a ministrar palestras sobre família e cursos de formação cristã, coordena grupos de casais e realiza atendimento de noivos e casais. Já publicou outros livros sobre família, além de inúmeros artigos. Atualmente, a esposa e ele são membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, como casal responsável pelo setor pré-matrimonial.
A Paróquia São Gonçalo, na baixada campista, esteve presente no encontro. Para a coordenadora da Pastoral na paróquia, Dayse Maciel, o encontro foi esclarecedor para as diretrizes e como a Pastoral deve agir. “O encontro foi importante, para que os membros da pastoral possam acolher melhor os casais na Igreja, principalmente os candidatos ao matrimônio. Os encontros, no lugar do antigo curso de noivos irão render frutos a paróquia. O intuito é ter famílias duradouras e conscientes da sua missão na vida e sociedade”, disse Dayse.
Na Diocese de Campos, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Maura e Gilberto Manhães, classificou o evento como extremamente produtivo, onde foi possível reforçar as diretrizes da Pastoral Familiar. “Nós estamos atualmente com 6 paróquias atuando efetivamente com o novo modelo de preparação para os candidatos ao matrimônio, todas com muito sucesso. Até com membros logo após a cerimônia de casamento entrando para a Pastoral Familiar. Agora o nosso desafio é a ampliação para as outras 60 paróquias, a partir de 2020”, afirmou Maura. O padre Crimário Verdam é atual do assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese, assim como o Pe. Jurandir do Nascimento, que auxilia com os trabalhos do Vicariato Noroeste. Em Campos, o encontro contou com a participação do bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, que enalteceu a importância da capacitação da Pastoral Familiar, principalmente no auxílio aos novos casais, que buscam o matrimônio.
Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Divulgação Pastoral Familiar