Santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna

A Paróquia São Benedito, em Itaperuna/RJ, foi constituída pelo desmembramento do território das Paróquias São José do Avahy e Santo Antônio de Pádua. Com a liderança de  Pe. Humberto Lindelauf, o prédio teve início graças ao empenho dos paroquianos que, dentre outras coisas, em mutirão, carregavam pedras para o alicerce. A igreja foi elevada à categoria de Paróquia no dia 1º de maio de 1968. O então, Dom Antônio de Castro Mayer, Bispo diocesano, nomeou como primeiro pároco o Pe. Roberto Gomes Guimarães (atual bispo Emérito de Campos).

Em 05 de maio de 1973, um novo Pároco assume o pastoreio desta comunidade: Padre Lamar Barreto Calzolari. Homem dinâmico e trabalhador, de um temperamento alegre e forte, cujas homilias levavam a comunidade paroquial a ser cada vez mais empenhada no crescimento da Paróquia. Atraiu também muitos jovens para a Igreja.

A convite do saudoso Dom Carlos Alberto Navarro (Bispo Diocesano da época), os padres palotinos passaram a assumir a Paróquia de São Benedito, além de várias capelas da zona rural nas localidades de Aré, São José de Ubá e adjacências.  O primeiro padre palotino, Padre Jan Baraniecki SAC, assumiu a Paróquia de São Benedito em 1º de fevereiro de 1987 e permaneceu nesta comunidade por 10 anos. Após esse período, trabalharam outros padres palotinos. Atualmente, o pároco é Pe. Estevão Lewandowski SAC.

Pe. Estevão, assumiu a paróquia no dia 30 de dezembro de 2003. E vem realizando grandes reformas. Uma delas, a da matriz (aumento de 15 metros) com altares laterais, uma bela Capela do Senhor da Misericórdia com altar de madeira; jardim das oliveiras, um novo Altar-Mor em madeira e uma cúpula sobre ele. Ainda a construção da nova casa paroquial e do Centro Pastoral João Paulo II – com salão, salas de catequese, auditório e um grande terraço. No dia 20 de novembro de 2006, no Ano da Misericórdia, foi inaugurada a belíssima capela dedicada ao Senhor da Misericórdia. No dia 15 de novembro de 2018, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz – Bispo Diocesano de Campos, realizou a celebração festiva da Consagração do Templo e Dedicação do Altar-Mor com as relíquias de São Vicente Pallotti. A igreja reuniu muitas pessoas, incluindo, representantes de Roma, vindos da Casa Geral. Contou ainda com a presença de padres palotinos e diocesanos, seminaristas, irmãs, muitos fiéis e autoridades locais.

A devoção à Divina Misericórdia já estava entranhada nessa comunidade há muitos anos e com a inauguração da capela, essa devoção aumentou ainda mais, o que nos levou a solicitar que se estabelecesse um lugar específico – SANTUÁRIO – para que todos pudessem gozar da maior assistência dos sacramentos, assistência pastoral, indulgências e as graças que Deus enviará àqueles que com fé e confiança buscarem  consolo e força diante da Imagem do Senhor da Misericórdia,  que se encontra na capela já mencionada.

Diante disso, o senhor Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, juntamente com o Conselho Presbiteral, acolheu esse pedido. E dessa forma, no dia 05 de outubro de 2019, na Missa das 19h30min, quando se celebra o Patrono da Paróquia – SÃO BENEDITO e memória de SANTA FAUSTINA, protagonista da devoção à Divina Misericórdia, a igreja, pelo decreto do bispo tornar-se-á Santuário Diocesano da Divina Misericórdia.

Pe. Estevão Lewandowski SAC (Pároco da Paróquia São Benedito – Itaperuna/RJ)