Patrimônio e Testemunhos de Fé de Monge Beneditino na Diocese de Campos

Dom Fidelis Widmer, monge nascido na Alemanha deixou na Diocese de Campos   importante patrimônio e de fé com a construção de igrejas dedicadas a Nossa Senhora. É uma história de quase quatro século da presença beneditina.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

São quatro séculos de presença dos Monges Beneditinos nas cidades de Campos dos Goytacazes e São Joao da Barra, no Estado do Rio de Janeiro. E neste tempo foram os religiosos os construtores de um patrimônio de 36 igrejas e testemunhos de fé e espiritualidade. Dom Fidelis Widmer se destacou por sua vida e missão e pela construção de igrejas na Baixada Campista dedicadas a Nossa Senhora.

Ainda na memória coletiva as recordações do monge que deu sua vida a catequese, evangelização e a construção de fé nas comunidades. Silvia de Freitas Machado, 75 anos acompanhou toda a construção da igreja e durante décadas ajudou a cuidar. Recordações acompanham a sua vida e da família que se mantem firme com a devoção a Mãe do Perpétuo Socorro.

Lições de Vida

Os testemunhos revelam um religioso que deixa exemplos de vida e a contribuição para as comunidades. Dom Fidelis venceu os desafios do idioma, mas com a vida falou mais com o exemplo do que com palavras. Num tempo de dificuldade na locomoção muitas vezes saia a cavalo. Na localidade de Boa Vista construiu a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que completou no ano passado 50 anos. Mesmo com todas as dificuldades frequentava escolas onde preparou muitas crianças a receberem a Primeira Comunhão.

O Professor José Geraldo Bastos recorda da presença de Dom Fidelis nas aulas de catecismo na escola. Mesmo com as dificuldades do idioma motivava as crianças na preparação para receberem a primeira comunhão. Ee mesmo celebrava as missas.

Da Alemanha ao Brasil: desafios e conquistas

Dom Fidelis enfrentou muitos desafios, mas conquistou muitas almas através de sua missão catequética e evangelizadora plasmando as sementes do evangelho e da fé católica na terra campista. Era presença nas escolas onde preparava as crianças para a Primeira Comunhão. Sua lembrança nunca se apaga nos corações dos que dele receberam a chama da fé. Os tempos passam, mas a memoria coletiva registra a sua presença missionaria.