Patrimônio: Igreja testemunho de fé e devoção a Imaculada Conceição reúne comunidade pela paz

Testemunho de Fé na Imaculada Conceição une gerações para colocar na proteção da Virgem Santíssima pela Paz no mundo. A tradição surge com a comunidade, e da devoção familiar a construção da fé coletiva.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Localizado no meio rural do Município de Campos dos Goytacazes (RJ), o Distrito de Travessão surge com a proteção da Imaculada Conceição, uma história com mais de dois séculos. Devoção que une gerações. Denilda Batista da Silva, 75 anos, Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão e o coroinha Théo Lorival Ribeiro Pinto, 13 anos partilham histórias so serviço ao altar e a devoção a Mãe de Deus e dividem o mesmo sonho: a Festa da Padroeira voltar a ser feriado municipal.

A devoção a Imaculada é uma tradição que continua sendo preservada no distrito campista, que fica às margens da BR 101, Rodovia Federal que une o Estado do Rio de Janeiro, passando pelo Espirito Santo até o Nordeste brasileiro. E o sonho de reconhecer a igreja dedicada a Santíssima Virgem, patrimônio material do município fluminense já é realidade, com projeto do Vereador Maicon Crua, já aprovado no Legislativo. A luta é retomar o feriado no dia da Padroeira, cuja devoção está bem presente na Diocese de Campos.

Fotos e Vídeos: Ricardo Gomes

Autor dos Projetos