Pe. Alcemar comemora Jubileu de Prata Sacerdotal em Italva

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Italva, participaram da Santa Missa, na noite desta terça-feira (10/12), em Ação de Graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Alcemar Pereira da Silva. A celebração foi concelebrada pelo pároco Pe. Max Barreto e o Pe. Assis. Durante a Santa Missa, um afilhado do Pe. Alcemar, o Hailton Ferreira Bazeth, recebeu a Primeira Comunhão. Além dos italvenses muitos amigos do sacerdote estiveram presentes, como fiéis do Santuário de Santo Amaro, na baixada campista, onde atualmente o padre exerce a função de Reitor; além de várias famílias de paróquias por onde ele já atuou.

A noite foi marcada por festa e emoção. Na Homilia o Pe. Max manifestou a amizade e admiração pelo Pe. Alcemar, desde quando ingressou no Seminário Diocesano Maria Imaculada e o encontrou como Reitor. Também lembrou que a primeira Paróquia do Pe. Alcemar foi na cidade de Italva, onde exerceu o ministério durante 07 anos, inclusive retornando à paroquia  na condição de vigário. “O Pe. Alcemar, como meu vigário, sempre foi solicito, nós nunca nos estranhamos, ele serve à Santa Igreja com alegria e total entrega ao Senhor!”, afirmou Pe. Max.

Durante os agradecimentos, Pe. Alcemar agradeceu a comunidade italvense. “Aqui em Italva eu aprendi a ser padre. Agradeço todas as famílias que me acolheram nessa cidade. Agradeço ao grupo jovem onde aconteceu o despertar da minha vocação sacerdotal. Todos vocês fazem parte da minha história”, disse o sacerdote. Ele manifestou gratidão também aos quatro bispos que acompanharam a vocação e missão sacerdotal: Dom. Carlos Alberto Navarro que o acolheu no seminário; Dom. João Corso que o ordenou em 1994; Dom. Roberto Guimarães, atualmente emérito, que exerceu o pastoreio durante 15 anos; e o atual bispo diocesano Dom. Roberto Francisco que assumiu a Diocese em julho de 2011. Ele elogiou o trabalho dos focolares quando chegou à cidade na sua juventude.

Após a Eucaristia os fiéis fizeram uma encenação teatral para ressaltar a trajetória da vida do Pe. Alcemar, em Italva, e como ele foi instrumento nas mãos do Espirito Santo para mudar a vida das pessoas atraindo-as à comunidade eclesial. Ao final da apresentação, o sacerdote ficou emocionado, foi realizado um cortejo da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, quando então aconteceu uma solene coroação. Depois foi oferecido um jantar no salão paroquial para todos os presentes.

Com informações e fotos José Henrique (Arautos do Evangelho)

Edição: Ruan Sousa