Pe. Rogério recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Varre-Sai

O pároco de Varre-Sai Pe. Rogério Cabral Caetano, da Paróquia São Sebastião e Santa Filomena, recebeu na Solenidade de Comemoração dos 28 anos de emancipação político-administrativa do município, a Medalha do Empreendedor, primeiro a receber a honraria conferida pela Câmara Municipal. A homenagem tem como reconhecimento pelo trabalho realizado na Paróquia São Sebastião. Desde a chegada a cidade aceitou desafios conquistando o respeito de toda a sociedade. Ao agradecer fez questão de demonstrar a gratidão aos vereadores e em especial a comunidade católica pelo apoio a todas as iniciativas.

– Confesso que nada seria feito sem a proteção de Nossa Senhora, de São Sebastião e de nosso povo que assume minhas lutas e projetos. Cabe a mim continuar na luta e sei que em todos momentos me acompanha a graça de Deus. A Câmara Municipal de Varre Sai a gratidão por reconhecer minha luta. E quero dividir essa homenagem com minha comunidade paroquial que nunca deixou de me apoiar. Desafios foram muitos e a luta continua. – destaca Pe. Rogério

Na íntegra o discurso no plenário

Discurso à Câmara Municipal de Varre Sai – RJ, por ocasião da SESSÃO SOLENE DO 28º ANO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VARRE-SAI-RJ

Na ocasião, Homenagem ao Pároco de Varre-Sai-RJ, Pe. Rogério Cabral Caetano, com a MEDALHA DO EMPREENDEDOR

Saudações as autoridades presentes…( Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, Vereador Antônio da Rapa, autor da homenagem e o Povo)

Senhores vereadores desta casa legislativa de Varre-Sai e demais autoridades desta cidade que unido ao povo de Deus sou cidadão e como tal cumpro o dever apaixonado de contribuir para o bem viver entre irmãos conforme desejou Jesus. Se mereço esta homenagem eu não sei, porém sei que o povo a merece! É ele o principal destinatário do meu ministério e serviço e é com eles que, como padre exerço cidadania no meio de vós.

A Igreja é cidadã, porque ela é povo de Deus, inserido em um terreno concreto, em uma história concreta. O cidadão precisa ter consciência da realidade em que vive, trabalha, sofre e se inter-relaciona. A inconsciência favorece a manipulação e conduz ao adesismo que reforça o sistema desumano que empulha o país e crucifica o povo. Infelizmente vemos essa realidade em moda nos dias de hoje.

A Igreja Católica em Varre-Sai sabe que a cidadania requer participação na liberdade. A verdadeira muralha da cidade é a liberdade. Cidadania é participação livre e solidária. Ninguém é cidadão sozinho ou apenas para si. É cidadão com os outros. Todo cidadão é concidadão. E sem con-cidadania, prevalece o individualismo narcisista. Por isto também a Igreja não vive isolada na sociedade, ela dialoga com todas instâncias da vida social, sejam elas governamentais ou não.

Cidadania é participação bifacial. Exige direitos e assume deveres. Só existe cidadania quando se garantem os direitos de todos e se cobram os deveres de todos. A cidadania elimina a assimetria social, em que os poderosos só têm direitos e os fracos só têm obrigações. Isto precisa ser trabalhado pela Igreja, por cada um de nós, mas também na cidade inteira. Para o cristão a cidadania plena só é possível quando Deus habita a cidade (Sl 47,9) e seus mandamentos são observados.

Obrigado povo de Varre-Sai, obrigado Câmara Municipal, obrigado ao Vereador Antônio da Rapa e aos demais vereadores, obrigado Executivo, aos poderes militares e civis, só tenho a agradecer tanta acolhida recebida desde que aqui cheguei. A cidade de Varre-Sai é acolhedora e fraterna, que Deus a conserve assim.

Com a graça de Deus, a proteção de Nossa Senhora Aparecida, a intercessão de São Sebastião e Santa Filomena, nossos padroeiros, continuemos a missão de Jesus, anunciar o Reino e promover seu amor no mundo.

Por fim agradeço, sem reconhecer méritos próprios, ao VEREADOR ANTÔNIO DA RAPA que me dispensou esta honraria, que só aceito porque não me pertenço.

Aceito porque isso é do meu povo! O PADRE NÃO FAZ NADA SOZINHO… Muito Obrigado! Deus abençoe a todos! O glorioso mártir São Sebastião nos proteja! Varre-Sai-RJ, 15 de Novembro de 2019.

Deus lhes pague, e a missão continua…

Pe. Rogério Cabral Caetano

Pároco de Varre-Sai-RJ