Processo Sinodal é o destaque da 19ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, esteve participando com os sacerdotes de nossa Diocese de Campos, Pe Gilmar dos Prazeres, Monsenhor Leandro Diniz, Pe. Fabiano Goulart e Pe. Walas Maciel, da 19° Assembleia da Regional Leste 1 da CNBB, na cidade do Rio.

Devido a pandemia da COVID-19 a Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB não foi realizada no ano de 2020, agora, seguindo todos os protocolos ainda necessários ao controle total do processo de transmissão da doença, iniciamos a retomada das atividades pastorais em nossas Igrejas e com isso a realização da 19ª Assembleia Regional que, diferente dos outros anos, teve a duração de apenas um dia e foi realizada nesta sexta-feira, 19 de novembro, no Auditório do Edifício São João Paulo II, no bairro da Glória no Rio de Janeiro.

A primeira parte do encontro deste ano abordou a temática do Sínodo 2021 – 2023 “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e a iluminação bíblica “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos,na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”  (Atos 2,42), tendo como conferencista principal o Padre Júlio César Evangelista Resende, da Ordem de Santa Cruz que é o Assessor Nacional para a Educação da CNBB. Em seguida, Padre Patricky Samuel Batista, assessor do Setor de Campanhas da CNBB, realizou uma exposição em videoconferência sobre a Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema central Fraternidade e Educação.

No segundo momento da Assembleia, Padre Alcindo Martins Milena do clero da Diocese de Duque de Caxias e assessor da Comissão Regional Pastoral para a Juventude fez a Análise de Conjuntura Eclesial da Igreja no Estado do Rio de Janeiro a partir do Relatório enviado pelas Dioceses e Pastorais e, encerrando o encontro, Padre Waldecir Gonzaga, professor da PUC-Rio fez uma apresentação sobre a recepção do Documento de Estudo 114 da CNBB sobre a Animação Bíblica de toda a Pastoral.

“Neste ano, nosso objetivo foi, sobretudo, nos inserirmos na caminhada sinodal da Igreja e fazermos ecoar o caminho percorrido no Regional, desde a Assembleia de 2019. Refletimos também brevemente sobre a Campanha da Fraternidade 2022 e a Animação Bíblica da Pastoral, com base no Estudo 114. Além dos irmãos Bispos do Regional, estiveram presentes na Assembleia, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral, os Vigários Gerais, os Coordenadores e leigos das Comissões Diocesanas para o Sínodo 2021 – 2023, os representantes diocesanos da Campanha da Fraternidade e das Pastorais da Educação. Além de todos os Coordenadores Regionais das Pastorais, Movimentos, Organismos, Associações e os Padres Assessores”, explica Dom José Francisco, presidente do Regional Leste 1.

Dom José ainda falou sobre a construção da Análise de Conjuntura Eclesial, o arcebispo de Niterói disse que “os participantes da Assembleia receberam duas perguntas para colaborar neste processo: 1) a partir das pistas da Assembleia de 2019, como foi a caminhada da sua Igreja Particular ou pastoral neste tempo de Pandemia?; e 2) Como está sendo a caminhada sinodal na sua Igreja Particular ou Pastoral e quais propostas poderíamos assumir para o Regional Leste 1 – CNBB?”

Como previsto, a Assembleia Regional encerrou-se, às 16 horas com a Celebração de Envio em honra à São José.