Professora e Ambientalista luta pela defesa da Casa Comum

Maria da Graça Bairral Neves, funcionária aposentada da CEDAE, aprendeu que a vida ganha cor e beleza quando a natureza é cuidada. Aposentada mesmo em sua casa procura incentivar as pessoas a aprenderem com os sinais dos tempos. A resposta das agressões a natureza chegam com as crises sanitárias do Covid 19 que assustam e causam incertezas e medos diante de um vírus que ceifa vidas no mundo inteiro. E as ações simples, mas que fazem a diferença.

– Há mais de 23 anos realizo um trabalho com palestras sobre a conscientização ambiental nas escolas Estaduais e Municipais de Aperibé, meu Município e Municípios vizinhos, como Pádua, Itaocara e Miracema. Nestas palestras ressalto que a água é um bem finito e de extrema importância daí a  necessidade de usá-la sem desperdício. Digo que devemos plantar árvores, pois plantar árvores é plantar vida, pois, ninguém vive sem o oxigênio que elas produzem. Cultivo e distribuo mudas de Ipê rosa para ajudar no reflorestamento da minha cidade, porque esta detém o título de a mais desmatada do Estado do Rio de Janeiro. Criei o Projeto “Vai fazer sabão” onde realizo oficinas nas escolas, igrejas, Apae de como fazer sabão ecológico a partir do óleo usado, evitando que poluam rios e mares e hoje muitas pessoas tem na venda do sabão uma segunda fonte de renda. Falo também da importância de se reciclar o lixo e não jogá-lo na natureza. Por estas ações e muitas outras, recebi o 5º Prêmio Furnas Ouro Azul como Destaque  Estadual do RJ e recebi um Prêmio de Participação no Prêmio ANA 2008 da Agencia. Nacional de Águas

E destaca que são as pequenas atitudes diárias que podem mudar o mundo e que preservar o meio ambiente é compromisso de todos. Em tempos de Pandemia é oportuno relembrar a frase de Victor Hugo: “é triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não escuta.”.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *