Programação de Semana Santa prossegue na Paróquia Nossa Senhora Aparecida com a participação de diversos fiéis

A procissão do Encontro, Missa da Santa Ceia do Senhor com a instituição da Sagrada Eucaristia, além da celebração da Paixão e Morte de Cristo, são ritos litúrgicos que toda Igreja realiza para viver a riqueza da Semana Santa. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada Parque Lebret, a programação além de contar com o envolvimento das pastorais, atraiu a participação de diversos paroquianos e fiéis das comunidades vizinhas.

Durante a condução das celebrações, o administrador paroquial, Carlos Augusto Duncan falou da prática piedosa. “A Semana Santa é um tempo de profunda oração, recolhimento e reflexão onde toda a Igreja recorda os últimos momentos da vida de Cristo, todo seu percurso até o calvário”, disse o padre que ainda motivou aos fiéis.

“Não fujamos da nossa cruz, pois viver o cristianismo é abraçar a cruz e renunciá-la é renunciar a Cristo. E se surgem cruzes na nossa vida é porque estamos com Jesus. Mantenha-se firme a Ele e aprendamos com o seu silêncio que se deixou ser humilhado para ser exaltado”, completou.

Na última quarta-feira (27/03) aconteceu a celebração litúrgica da Procissão do Encontro, onde foi meditado o doloroso encontro da Santíssima Virgem Maria com Jesus durante sua subida ao calvário. Para melhor organizar o evento religioso, foram realizadas duas procissões que saíram com as imagens: uma da capela Nossa Senhora da Conceição e outra na capela de São Mateus concluindo-se na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na sequência celebrou-se a Santa Missa.

Na quinta-feira (28/03), teve início ao Tríduo Pascal. A Santa Missa da Ceia do Senhor recorda a Última Ceia de Jesus com os discípulos e celebra-se a instituição da Santa Eucaristia e do sacerdócio. Além disso, ocorreu o rito do lava-pés, repetindo o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus discípulos, deixando a todos um testemunho da vocação ao serviço da igreja ao mundo.

O paroquiano Paulo Lopes, 79 anos, após a recuperação de um grave acidente, não escondia a felicidade e a emoção em participar de um momento tão importante para a igreja através do rito litúrgico de lava-pés, promovido pelo próprio Cristo para ser repetido por todos nós.

Sexta-feira Santa (29/03) único dia do ano em que não se celebra a Santa Missa, mas que mediante a celebração da Paixão do Senhor, foi realizada o rito litúrgico, com a adoração da Santa Cruze a distribuição da Sagrada comunhão. Além disso, a noite, foi organizada a Via Sacra encenada, que saiu em procissão da capela de Nossa Senhora da Conceição. Durante o trajeto, algumas residências foram palco para contemplação das estações.  A iniciativa é uma organização que uniu a Pastoral de Eventos, a Pastoral dos Jovens entre outras.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo está no centro da Boa Nova que os apóstolos e a Igreja, na esteira deles, devem anunciar ao mundo. O projeto salvador de Deus realizou-se “uma vez por todas” (Hb 9,26) pela morte redentora de seu Filho, Jesus Cristo.

Mais programação – Dando continuidade a Semana Santa, neste sábado (30/03) será realizada a Vigília Pascal, às 19h30min na Paróquia. Segundo informações do Administrador Paroquial, também está programada a realização de Batizados e Primeira Eucaristia de Jovens e Adultos.