Prudência na utilização de aparelhos digitais
Aline Leite Alves Horta *
Em tempos de isolamento social, as interações humanas aumentaram muito no âmbito virtual, neste sentido os característicos de dependência e essa dependência pode se tornar uma porta jovens estudantes, utilizam de forma inadequada os aparelhos digitais. Podendo gerar comportamentos de entrada para os problemas em sua vida. É na adolescência que a vulnerabilidade para a dependência aparece. A dependência da internet pode ocasionar problemas mais graves, como o desenvolvimento de um vício. O seu diagnóstico se dá através da observação dos pais ou responsáveis pelos comportamentos inadequados de seus filhos, desencadeando em uma alteração na qualidade do sono, menor desempenho acadêmico ou profissional e prejuízo nos relacionamentos interpessoais.
As alterações biopsicossociais foram observadas nos jovens com dependência de internet causando: solidão, síndrome do olho seco, dores na coluna, ansiedade, depressão, lesões por esforço repetitivo e entre outras. A dependência ocorre quando um jovem não consegue se divertir com outros amigos a não ser com a televisão ou jogos on-line. Ele não vê graça em passear com a família, se interagir com as pessoas e não apresenta desejo de sair de casa. É recomendado que crianças de 2 à 5 anos utilizem somente 1 hora da internet, crianças de 6 à 12 anos utilizem 2 horas de internet e a partir de 13 anos utilizem 3 horas de internet no máximo.
Para ajudar os filhos, os pais precisam dar o exemplo. Se faz necessário a utilização das redes sociais com responsabilidade. A criação de hábitos saudáveis é de extrema importância para que os jovens desenvolvam outras habilidades, com, por exemplo, a interação dos pais com os filhos proporcionando tempo de qualidade com diálogos e até brincadeiras que possam resgatar a criatividade que os jovens possuem.
* Psicóloga