Quase-paróquia Sant’Ana e São Joaquim realiza novenário em Retiro do Muriaé

A Quase-Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, que fica no distrito de Retiro do Muriaé, no município de Itaperuna, no Vicariato Noroeste, realiza desde a última quarta-feira (17/07), o novenário em honra aos padroeiros. De acordo com o administrador paroquial Pe. João Paulo de Souza, toda a comunidade está empenhada nos preparativos. No próximo dia 26 de julho, quando é realizado o dia dos padroeiros, a programação vai contar com a Santa Missa Solene, além da procissão e um grande show com a cantora católica Olívia Ferreira.

A Igreja celebra no dia 26 de julho, a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”. Em razão desta data, comemora-se também o Dia dos Avós. Segundo a tradição, o casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria. A princípio, apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Com a reforma litúrgica, após o Concílio Vaticano II, em 1969, os pais de Maria foram “reunidos” em uma única celebração, em 26 de julho.