Inscrições abertas: “Mater Ecclesiae” retornará com aulas presenciais

A Escola “Mater Ecclesiae” é adequada para professores, catequistas, agentes de pastorais, movimentos, além de candidatos ao diaconato permanente pois proporciona formação acadêmica na Fé Cristã Católica.

Após três anos de atividades online, a Escola Eclesiástica de Estudos Bíblicos e Teológicos “Mater Ecclesiae” retorna neste ano de 2023 com os encontros presenciais. As aulas, com previsão de início no dia 20 de março, têm os encontros realizados às segundas e terças-feiras, nas dependências da Escola Sagrada Família, que fica no Santuário Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Rosário, em Campos.

As inscrições para as novas turmas estão abertas.

O curso tem um papel fundamental na formação do leigo consciente, para atuar junto a comunidade no qual está inserido. Ao final do curso é emitido um certificado reconhecido pela Mitra Diocesana de Campos, nome jurídico da Diocese. Dentre as matérias estudas estão Teologia Moral, História da Igreja, Escatologia, Doutrina Social da Igreja, Direito Canônico, Pastoral da Comunicação, Liturgia, dentre outros. Para mais informações (22) 9 99018263 falar com Paulo Carneiro.

Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, toda a rotina das instituições de ensino já retornaram ao modelo presencial. É importante no processo de aprendizagem o contato direto com o formador. “Muito embora no período da pandemia, as aulas online tenham sido uma experiência importante. O ensino remoto consegue repassar conteúdos, mas a reflexão, diálogo e fundamentalmente os comentários de práticas pastorais, que é o enseja uma escola de formação do laicato. A sinodalidade solicita uma escuta presencial, aí podemos argüir diretamente e possibilitar a pesquisa e a ação transformadora, da presencialidade. Estamos voltando ao momento presencial em todas as frentes, por isso optamos que agora a escola volte aos encontros presenciais”, afirmou Dom Roberto.

Neste ano de 2023 a escola terá na coordenação eclesiástica dois sacerdotes, que irão auxiliar na elaboração de toda a grade de formação o Pe. Márcio André, que é professor de História de Igreja, no curso, além do Pe. Luiz Carlos, que é o Reitor do Santuário Redentorista. “Com muita alegria anuncio o retorno da Escola. Atendendo ao pedido do Bispo Diocesano estou assumindo a coordenação Diocesana da Escola. O modelo da escola voltará a ser presencial, por determinação do Bispo. Nos últimos dois anos, o modelo foi o virtual, por causa da pandemia, que gerou uma situação atípica. Então, dentro do espírito de obediência estamos retornando a presencialidade”, declarou Pe. Márcio.

Histórico – Em 16 de março de 1992, Dom João Corso oficializava, a nível diocesano, a criação da Escola Eclesiástica de Estudos Bíblicos e Teológicos “Mater Ecclesiae”, filiada a Escola Superior de Catequese “Mater Ecclesiae” da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Clique aqui e faça a sua inscrição