“Quero assegurar a minha oração no Brasil, atingidas por grandes inundações”, declara o Papa Francisco

“O Rio Grande do Sul sempre nos surpreende na sua capacidade de sair para frente, de superar-se. Uma vez mais, os gaúchos nos darão a amostra justamente daquilo que eles acreditam. Certamente é legado da sua fé, da sua fé em Deus, da sua fé no povo, na sua coragem de não desistir, nunca, de abraçar o que é seu destino”, declara Dom Roberto Francisco.

O Papa Francisco, ao final do Regina Caeli, neste domingo (05/05), recordou o drama vivido pela população do estado do Rio Grande do Sul, e manifestou solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, declarou o Pontífice. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou ao menos 78 mortos e 105 desaparecidos, até a tarde deste domingo (05/05), em meio às fortes chuvas que atingem o estado.

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, que ordenado sacerdote, em 1989 na Arquidiocese de Porto Alegre-RS, onde exerceu o ministério sacerdotal até o ano de 2007, quando foi nomeado bispo, também manifestou solidariedade. De acordo com Dom Roberto, além da tragédia, as vidas ceifadas, casas destruídas, o cristão não pode perder o horizonte. “Nós notamos uma vez mais a reação, em especial o despertar da consciência humanitária, e especialmente da coragem do povo gaúcho de mostrar uma vez mais a fibra, resiliência. Especialmente essa força espiritual que dá a fé de raízes cristãs, não só para suportar uma tragédia deste volume, mas para testemunhar que é uma família, que há uma identidade. Que há esperança de reconstruir todas estas moradias que foram arrasadas, economias, comunidades com um amor, uma solidariedade é uma responsabilidade cada vez maior. A nossa solidariedade fraterna com todo o regional Sul, com nossos irmãos bispos, padres, diáconos, laicato e todo o povo brasileiro”, afirma Dom Roberto.

O Regina Cæli substitui a oração do Angelus durante o tempo pascal. Regina Cæli é o nome de uma oração mariana e cristológica da Igreja Católica em honra de Nossa Senhora. São as palavras latinas com que inicia o hino pascal à Santíssima Virgem que se traduzem em português por “Rainha do Ceu”. A Oração do Regina Caeli provavelmente remonta-se ao século X ou XI, associando o mistério da encarnação do Senhor com o evento pascal. O autor do Regina Caeli é desconhecido. Porém, segundo atesta uma antiga tradição, esse belíssimo hino mariano teria sido composto pelos anjos.