Sacerdotes da Diocese de Campos participarão do Retiro Canônico de 20 a 22 de julho
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
A Diocese de Campos promove a partir desta terça-feira (20/07), até o dia 22 de julho, o Retiro Canônico para os sacerdotes. O encontro este ano será no Centro de Evangelização São João Paulo II, na cidade de Itaperuna, noroeste fluminense, que é administrado pela Paróquia São José do Avahy. Na edição de 2021, o retiro será dirigido pelo Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda Dom Francesco Biasin. Por meio das redes sociais da Diocese de Campos, O Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, falou sobre os tempos difíceis que a pandemia nos trouxe, mas fala sobre a importância do cuidado com o sacerdote, o pastor das ovelhas. “Em tempos difíceis, mas tempo de cuidar do rebanho, mas quem cuida dos pastores? Jesus Cristo, o Bom Pastor, e temos que dar tempo para Ele cuidar de nós. O Retiro é fundamental, pois senão a gente perde a alma, o gosto e a missão. Não é o pregador que vai fazer o retiro, mas você. Você que vai abrir o coração, para ser curado, pastoreado, para uma conversão sacerdotal, a conversão pastoral que nos pede o Papa Francisco. Uma conversão missionária, a uma pobreza maior nestes tempos que o povo está desempregado, sofrendo, doente e pede por sacerdotes santos. E nós temos que responder, é o momento da graça caro irmão sacerdote”, afirmou Dom Roberto.
O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral.
Histórico de Dom Francesco – Filho do casal Attilio Biasin e Vitória Biasin, Dom Francesco nasceu em Arzercavalli em Pádua na Itália em 06 de setembro de 1943.Cursou o o ensino fundamental na Escola Elementar de Arzercavalli, em Pádua e o ensino médio no Seminário Menor de Pádua em Thiene – Vicenza.
Dom Biasin foi ordenado presbítero em 20 de abril de 1968 também em Pádua e logo depois fez sua especialização de pós-graduação em Catequese, nos Salesianos de Milão, entre os anos de 1969 e 1971. Com apenas quatro anos de ministério ordenado Dom Francesco foi enviado ao Brasil como missionário Fidei Donum, permanecendo até fevereiro de 2003. Após breve retorno à Itália, foi nomeado bispo pelo Papa São João Paulo II no dia 23 de julho daquele mesmo ano. Em 28 de agosto de 2011 tomou posse como bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, sucedendo o então bispo diocesano, Dom João Maria Messi. Ao completar 75 anos em 06 de setembro de 2018 Dom Biasin, pediu renúncia do ofício de bispo diocesano e permaneceu a frente da diocese fluminense até o dia 11 de maio de 2019 quando tomou posse Dom Luiz Henrique da Silva Brito.