Santa Missa marca a criação da Paróquia Santo Antônio no distrito de Raposo

Além do distrito de Raposo, que fica em Itaperuna, foram criadas as paróquias nos distrito de Pureza, no município de São Fidélis, além do distrito de Carabuçu, em Bom Jesus do Itabapoana, todas na região noroeste fluminense, ao longo do ano de 2022.

Os fiéis do distrito de Raposo, na cidade de Itaperuna, noroeste fluminense, participaram na última terça-feira (13/12), da Santa Missa de criação da mais nova Paróquia da Diocese de Campos. A celebração eucarística, para a criação da Paróquia Santo Antônio, foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, contou com a concelebração do vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, do vigário forâneo Pe. Rogério Cabral, além de outros sacerdotes como Pe. Thiago Linhares, Pe. José Carlos, Pe. Alexandro Matos, Pe. Crimário Tavares, Pe. João Paulo Rodrigues, Pe. Vicente Osmar, do diácono Márcio Fernandes, dentre outros clérigos. A Missa contou com a participação de autoridades civis como secretários municipais e o prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques.

Durante a celebração Dom Roberto enfatizou que esta é a terceira paróquia dedicada a Santo Antônio na Diocese de Campos, neste ano de 2022. Além do distrito de Raposo, que fica em Itaperuna, foram criadas as paróquias nos distrito de Pureza, no município de São Fidélis, além do distrito de Carabuçu, em Bom Jesus do Itabapoana, todas na região noroeste fluminense. “Isso mostra, dentro do marco celebrativo do centenário, um crescimento das comunidades eclesiais que se tornaram paróquias de um processo de expansão missionária, estrutura da sustentabilidade econômica, mas fundamentalmente das pastorais. A Paróquia é a presença institucional de uma comunidade com serviços essenciais a liturgia, catequese, caridade na linha de libertação da pessoa humana e dos mais necessitados e o próprio pastoreio, com objetivo de formar uma comunidade fraterna”, declarou Dom Roberto Francisco.

A nova Paróquia pertence à Forania de Natividade, que abrange seis paróquias, uma reitoria, uma quase-paróquia e uma capela, distribuídas pelas cidades de Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Porciúncula e parte da cidade de Itaperuna. Segundo o vigário forâneo Pe. Rogério Cabral, este momento da elevação à condição de Paróquia tem um significado especial dentro das comemorações do centenário. “Nós queremos louvar a Deus pela criação de mais uma paróquia. A criação dela dentro do Centenário tem uma importância muito grande como louvor, ação de graças, mas como fruto também do trabalho dos bispos que passaram por aqui. A comunidade de Raposo é muito ímpar, pois, embora seja distrito, tem um potencial turístico muito grande. A comunidade fez um passo longo como Reitoria, que ao longo do tempo fez uma análise muito pensada, muito planejada tanto com o Pe. Rodrigo, quanto o Pe. Wellington, que é um padre jovem e tem uma visão bonita de Igreja e Diocese. Nenhuma paróquia vive isolada, nenhum padre vive sozinho. Dentro da forania cresce ainda mais quando há integração entre as paróquias”, afirmou Pe. Rogério.

A Paróquia de Santo Antônio também recebeu o Pe. Wellington Rosa como primeiro pároco. Agora a Diocese de Campos possui sete paróquias dedicadas a Santo Antônio, que para Dom Roberto Francisco evidencia a espiritualidade franciscana e missionária. “Para mim é uma grande alegria, pois antes era uma Capela, depois uma reitoria, agora somos paróquia. Mais do que uma condição canônica, uma paróquia é, sobretudo uma realidade viva. É casa que tem que estar aberta para acolher seus vizinhos, isto é, cada um daqueles que passam por aqui, que moram aqui. Ser o primeiro pároco é uma grande responsabilidade, mas essa responsabilidade carrego com todos os paroquianos que constroem comigo um novo tempo, para um forte impulso evangelizador”, declarou Pe. Wellington.

A nova Paróquia possui 7 comunidades, a maior parte em zona rural. Capela São Francisco (Centro Pastoral e Social); Capela Nossa Senhora das Graças (Nova Esperança); Capela Nossa Senhora Aparecida (Nova Grécia); Capela Nossa Senhora Aparecida (Serrote); Capela São Sebastião (Campinho); Capela Nossa Senhora de Fátima (Bom Destino); Capela São Vicente (São Vicente). “Tudo isso mostra uma grande riqueza dentro da proposta do Papa Francisco de sermos uma Igreja Sinodal, próxima das pessoas e com diálogo junto a sociedade. Mostra um crescimento qualitativo. Há em especial uma caminhada conjunta com toda a Diocese”, finalizou Dom Roberto.

A Forania de Natividade é composta atualmente pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Natividade (Natividade – RJ), Paróquia de São Sebastião e Santa Filomena (Varre-Sai – RJ), Paróquia de Santo Antônio (Porciúncula – RJ), Paróquia de Santa Clara (Porciúncula – RJ), Paróquia de Nossa Senhora da Piedade (Laje do Muriaé – RJ), Quase-Paróquia de Santana e São Joaquim (Itaperuna – RJ), Paróquia de Santo Antônio (Itaperuna – RJ), Reitoria de São Sebastião (Itaperuna – RJ) e a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Laje do Muriaé – RJ). “O papel da forania é muito importante, senão começa na forania a caminhar juntos, não haverá caminhada com a Diocese. Não queremos caminhar isolados dentro de nossa forania”, declarou Pe. Rogério.