Santa Missa marcou os 16 anos de episcopado do Bispo de Campos

A Missa na Catedral Diocesana reuniu padres, diáconos, religiosos e o povo de Deus para celebrar os 16 anos de sagração episcopal de Dom Roberto.

Nesta quinta-feira (22/02), o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz comemorou 16 anos de episcopado. A comemoração, realizada dentro da Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo, foi marcada com a Santa Missa na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, presidida por Dom Roberto e concelebrada pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, o ecônomo Pe. Marco Antônio Soares, além de vários sacerdotes e diáconos permanentes. Também presentes na celebração várias religiosas do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho. Segundo Dom Roberto, durante a reflexão mencionou que no da Festa da Cátedra de São Pedro, também na intenção junto ao Papa Francisco apresentou os anos de episcopado. “Ainda é pouco, mas já dá para avaliar uma caminhada que foi cheia de graças. O que fiz de positivo atribui sempre a graça do Espírito Santo e a proteção de Maria. Tratei de levar a sério o meu lema episcopal ‘Para a liberdade fostes chamado’ levando o povo animado para uma caminhada sinodal. Fundamentalmente um povo que testemunha Cristo, nossa grande esperança. Então posso dizer que sou agraciado, pois fui conduzido ao episcopado pela graça. Quero atribuir também o meu crescimento e amadurecimento a esta Diocese. Seguir a Cristo no serviço, sacrifício e na partilha”, declarou Dom Roberto em mensagem após a Santa Missa.

Dom Roberto nasceu em Montevidéu (Uruguai), em 05 de junho de 1953. Há muitos anos é cidadão brasileiro. Concluiu os estudos de filosofia no Seminário Maior de Porto Alegre – RS e os de Teologia (1º), no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – RS e, depois, no Instituto Teológico da Arquidiocese de São Sebastião do Rio, no Rio de Janeiro, RJ. Fez uma especialização em História, na Universidade de Montevidéu, Uruguai e Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Além disso, fez especializações em Notariado Eclesiástico, Direito Matrimonial Católico, aperfeiçoamento para juízes e funcionários de Tribunais Eclesiásticos, Bioética, Ética em Pesquisa, Espiritualidade, Bioética e Tradições Religiosas. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu a 16 de dezembro de 1989, e foi incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre – RS. Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói com a sede titular de Accia, em 19 de dezembro de 2007, foi Ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2008, por Dom Frei Alano Maria Pena O.P. e apresentado na Arquidiocese de Niterói no dia 03 de março de 2008.  No dia 8 de junho de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou para bispo da Diocese de Campos. Seu lema episcopal é: “In Libertatem Vocatis Estis” (Fostes chamados para a liberdade).