Santa Teresinha festejada em Paróquias da Diocese de Campos

O dia 1 de Outubro foi dedicado a festejar à Padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus. Devotos lotaram as igrejas dedicadas à santa nas cidades da Diocese de Campos. O bispo diocesano presidiu a Santa Missa na Paróquia do bairro da Pecuária. Os seminaristas do Seminário Diocesano Maria Imaculada, também participaram da celebração. Eles cuidaram da organização da liturgia. A celebração concelebrada pelo pároco Pe. Gilmar dos Prazeres, o vigário Pe. Fabiano Marins, o reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, além da participação dos diáconos Mauri Diogo e Luiz Vinícius. Em Varre-Sai foi realizada a procissão domingo e na terça-feira (01/10), a solenidade presidida pelo Pe. Rogério Cabral Caetano com bênção e distribuição de rosas.

Na localidade de Porto das Barcas, em Aperibé, a festa foi encerrada com procissão e a celebração eucarística presidida pelo Pe. Elias Cruz de Oliveira, da Paróquia São Sebastião, que abençoou e distribui rosas. Em Miracema, os fiéis participaram ativamente da Santa Missa e da procissão, organizada pela Quase-Paróquia de Santa Teresinha, no bairro Jardim Beverly. Segundo o administrador paroquial, Pe. Michael Bruno, foi uma oportunidade para a oração e confraternização.

Os fiéis e devotos de Santa Teresinha, em nossa comunidade expressaram com fé e devoção, o amor ao exemplo de Santa Teresinha, que nos ensina com o exemplo a perseverança no Cristo. Que todos possam receber uma chuva de bênção recaia sobre todos – afirmou o Pe. Michael.

Na cidade de Italva, os fiéis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Entre os devotos muitas Teresinhas que se juntaram a uma multidão de devotos. Presidida pelo Pe. Maxiliano Barreto que destacou sua devoção na Padroeira das Missões e Doutora da Igreja. Da simplicidade da menina que dedicou toda sua vida a oração na Ordem Carmelitana.

– Minha devoção a Santa Teresinha começou no seminário. Diante de dificuldades me refugiava meditando na vida e nos ensinamentos desta grande santa. Os desafios foram superados e hoje estou cumprindo minha promessa de celebrar no dia desta santa que nos deixou como mensagem e exemplo de vida de no coração da igreja ser o amor. – destacou Pe. Maxiliano Barreto.

Tradição preservada em Varre-Sai pelo Pe. Rogério Cabral Caetano, que recorda a obra do Pe. Antônio Ribeiro do Rosário e todos os anos reúne a comunidade para celebrar a querida santinha. O Pe. Rogério destacou na homilia a devoção desde a juventude e fala do compromisso em manter as festas como uma forma de gratidão ao Pe. Rosário que deixou esse importante legado devocional na cidade.

– Desde que assumi a Paróquia São Sebastião que venho realizando a festa de Santa Teresinha com a novena das rosas. Hoje é um problema de muitas comunidades de esquecerem o legado de padres e destaco aqui Pe. Antônio Ribeiro do Rosário, um homem simples que fundou o Instituto Santa Teresinha e construiu a igreja aqui em Varre Sai, deixando para nossa cidade a devoção na padroeira das missões, fonte de graças e de muitas bênçãos para todos. Hoje é para mim motivo de alegria. Por minha devoção e por manter viva a chama de um povo devoto da querida e amada Santa Teresinha. – pontuou Pe. Rogério.

Edição Ricardo Gomes e Ruan Sousa com informações e fotos das Paróquias e Elzenira Sousa.