Santo Antônio de Pádua realiza 14º edição da Procissão do Fogaréu

Com informações e fotos Pascom Santo Antônio

Um espetáculo de luz, fé e devoção, assim ficou marcado a 14º edição da Procissão do Fogaréu, que foi realizada no último dia 3 de abril, na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Santo Antônio de Pádua, na região noroeste fluminense. A cerimônia contou com mais de 70 pessoas na produção e foi acompanhada por centenas de fiéis. De acordo com o organizador, José Alencar Mangia Junior, a celebração do Fogaréu está enraizada dentro da cultura do município. “A celebração do Fogaréu já se tornou um dos pontos altos da Semana Santa na cidade de Santo Antônio de Pádua, sendo aguardada por toda comunidade e por turistas vindos das cidades vizinhas”, declarou José.

Durante a procissão, que contou com o apoio da Secretaria de Cultura do município, os fiéis percorreram as ruas do Centro. O teatro contou com novas cenas introduzidas especialmente para o ano de 2023, com o intuito de dinamizar o evento. Um dos pontos altos foi a cena da prisão de Cristo. Ao longo da procissão o pároco Pe. Paulo Henriques, e o vigário Pe. Luís Filipe realizaram pregações. A reflexão contou também com a participação do seminarista Pablo Ibraim.

A procissão encenou passagens bíblicas, como a que retrata a busca e prisão de Jesus Cristo pelos farricocos, que são personagens mascarados que percorriam as ruas, anunciando a passagem dos condenados e relatando os seus crimes. No final do evento, o Pe. Paulo Henriques transmitiu a reflexão da entrega voluntária de Jesus pela humanidade movida pelo amor. “E por este mesmo amor, Cristo quer mudar as vidas e os corações nos conduzindo ao caminho do céu”, declarou o sacerdote. Em 2024 a expectativa é de mais emoção e inovação, para comemorar os 15 anos que o evento é organizado na cidade.