São José Sanchez del Rio: exemplo de fé e coragem
Martirizado aos 14 anos São José Sanchez Del Rio é um modelo de fé e de coragem. Pe. Ricardo Figueiredo, autor do livro Nunca foi tão fácil ganhar o céu, apresenta aos leitores a biografia espiritual de São José Sanchez del Rio, lançado no Brasil pela Paulus Editora. Um jovem que é exemplo de uma fé que produz uma fortaleza interior para enfrentar qualquer dificuldade.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
“Nos vemos no céu. Viva o Cristo Rei! Viva sua Mãe, a Virgem de Guadalupe! – ultimas palavras de São José Sanchez Del Rio
São José Sanchez Del Rio é um jovem mártir mexicano, assassinado pelo governo anticatólico de sua época, durante a Guerra Cristera em 1928. O martírio do jovem cristão que ansiava pelo céu, ocorreu devido à sua fidelidade a Deus, ao amor por Jesus Cristo na Eucaristia, por sua fé na Virgem de Guadalupe e pelo firme propósito de defender a fé cristã, diante de seus algozes.
Pe. Ricardo Figueiredo revela que São Joselito, assim, conhecido no México, enfrentou muitos sofrimentos, mesmo com pouca idade, juntou-se ao exército de Cristero para trabalhar como ajudante do capitão, com a função até mesmo de rezar junto à tropa mexicana. Em consequência, foi perseguido, preso, torturado e martirizado violentamente por não negar o Cristo.
– Contemplar a santidade em pessoas jovens, é perceber que todos são chamados à santidade. Aprofundar a vida de um jovem mártir como São José Sánchez é, em primeiro lugar, um convite para a retomada de consciência da trajetória cristã. A santidade não depende das capacidades intelectuais, nem de circunstâncias social, pelo contrário, necessita apenas de fé e amor a Jesus Cristo. – destaca Pe. Figueiredo.
Mártir de Cristo Rei
Pe. Ricardo Figueiredo ressalta que mesmo quando foi submetido à tortura continuava a proclamar Viva Cristo Rei e é para a juventude lição que mesmo em meio as dificuldades a buscar ser de Deus e só de Deus. O grande exemplo de São José é estar sempre firme e com a certeza de que vale apena apostar toda a vida por Deus.
– São José Sanchez Del Rio sabia perfeitamente que era verdade o que disse Jesus: “Quem perder a vida por minha causa, há de encontrá-la.” Quando estamos certos de que somos de Deus e para Ele nos dirigimos, então, mesmo a vida se torna relativa, contando que esteja ao serviço do amor maior, que é Deus. – revela o padre.
Que exemplo de fé e amor a Deus!