Seis novos sacerdotes são ordenados no ano do Centenário da Diocese de Campos

A Missa de ordenação dos jovens Alan Nogueira, Filipe Menengate, Luís Filipe Azeredo, Renan Valentim, Ricardo Figueiredo e Tayson Freitas contou com a presença de inúmeros sacerdotes, além de diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e fiéis leigos. As ordenações integram a programação do Centenário da Diocese de Campos.

No último sábado (26/11), o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, presidiu a Santa Missa de ordenação de seis novos sacerdotes, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. As ordenações integram a programação do Centenário da Diocese de Campos, que dentro das festividades previstas para o ano encerrou o Ano Vocacional Diocesano, quando agora a Igreja no Brasil inicia a celebração do Ano Vocacional Nacional. Para o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, a ordenação dos sacerdotes é um presente no ano vocacional diocesano e do centenário. “O terceiro Ano Vocacional Nacional junta o aspecto vocacional, com o sinodal e missionário. Ou seja, é a comunhão, participação e missão. Serão presbíteros sinodais, pastorais e missionários, pastores com o coração ardente para servir ao nosso povo, tão necessitado que está. Estamos saindo de uma pandemia, reconstruindo a Igreja, a sociedade civil, então precisamos de sacerdotes que tenham um coração de Deus. Que possam estar cada vez mais próximos”, declarou Dom Roberto.

Durante a semana, os seis neo-sacerdotes participaram de um retiro espiritual na cidade de Porciúncula, noroeste fluminense. O encontro teve como orientador espiritual o Pe. Thiago Linhares, que durante o encontro trabalhou a espiritualidade do sacerdote de estar em meio às pessoas. Durante o retiro, de acordo com o Pe. Thiago, os jovens também foram  preparados para uma pregação pascal, diante do falecimento do Pe. Joaquim Alexandre, que pertencia ao clero diocesano. “O retiro foi uma alegria muito grande e uma responsabilidade também, nós orientamos um retiro diferente, ao qual inserimos a comunidade na participação nessa linha da Igreja sinodal, participativa. E o sacerdote está inserido no meio do povo, então de fato foi uma responsabilidade de inserir nessa consciência de pastores. E a espiritualidade do pastor é estar no meio do povo, nós trabalhamos muito isso no retiro”, declarou o Pe. Thiago.

Segundo o Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé, a ordenação dos seis novos sacerdotes foi uma providência para o Centenário da Diocese. “É uma grande alegria para mim e para a Igreja Diocesana de Campos. São 100 anos da Diocese de Campos, então é um presente de Deus para nós. Encerrando o Ano Vocacional Diocesano e iniciando o ano vocacional nacional. Que possa incentivar outros jovens e ingressar nessa vocação, ser um servo de Deus”, afirmou o Pe. Alexandre.

“Estamos saindo de uma pandemia, reconstruindo a Igreja, a sociedade civil, então precisamos de sacerdotes que tenham um coração de Deus. Que possam estar cada vez mais próximos”, declarou Dom Roberto.

Os sacerdotes já foram designados para as paróquias que irão atuar. O Pe. Alan Nogueira será vigário na Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana; o Pe. Filipe Menengate foi nomeado vigário na Paróquia São José, em Cardoso Moreira; O Pe. Luís Filipe foi provisionado como vigário na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Santo Antônio de Pádua. O Pe. Renan Valentim foi nomeado vigário da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no distrito de Barra do Itabapoana, em São Francisco do Itabapoana; já o Pe. Taysson Freitas será o novo vigário paroquial da Catedral Diocesana de Campos.

Centenário Diocese – Todas as ações realizadas ao longo dos últimos três anos, integram o triênio comemorativo aos 100 anos de criação da Diocese de Campos. O ponto alto é a Festa de comemoração que será realizado no dia 4 de dezembro, a partir de 12h, na Fundação Rural de Campos, no bairro da Pecuária, em Campos. O encontro vai reunir representantes das 17 cidades das regiões norte e noroeste fluminense. Dentro da programação o público terá momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor com Olívia Ferreira, Luan Rodrigues, a presença dos sacerdotes da diocese, diáconos. Para a comodidade do encontro será montada uma Praça de Alimentação, além de espaço para recreação e brinquedos. A Diocese de Campos possui pouco mais de 100 sacerdotes entre incardinados, não incardinados, religiosos, que atuam no território, além de 46 diáconos permanentes. O clero exerce o ministério nas 68 paróquias, distribuídas em 2 vicariatos, 10 foranias e 792 capelas.

Ano Vocacional – Além do Ano Vocacional Diocesano, a CNBB propôs para a celebração do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que foi iniciado no dia 20 de novembro de 2022 e prossegue até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.