Sejamos firmes na fé e acreditemos nas promessas que o Senhor lhe fez

“Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’”. E o anjo retirou-se.” (Lc 1, 38). A Virgem Santíssima viveu a fé numa existência plenamente humana, de uma mulher comum. Durante a sua vida terrena, Maria não foi poupada nem à experiência da dor, nem ao cansaço do trabalho, nem ao claro-escuro da fé. Àquela mulher do povo que um dia prorrompeu em louvores a Jesus, exclamando: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram, o Senhor responde: Antes bem-aventurados os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática. Era o elogio de sua Mãe, do seu fiat, do faça-se sincero, rendido, posto em prática até às últimas consequências, e que não se manifestou em ações espetaculares, mas no sacrifício escondido e silencioso de cada dia (Bento XVI, Audiência geral, 19-XII-2012). A Santíssima Virgem vive totalmente “da” e “na” relação com o Senhor; põe-se em atitude de escuta, atenta a captar os sinais de Deus no caminho do seu povo; está inserida numa história de fé e de esperança nas promessas de Deus, que constitui o tecido da sua existência.

Assim como a Virgem Santíssima, o seminarista deve ser desde já, um homem de fé firme que crê nas promessas que o Senhor lhe fez, no chamado de configurar-se a Cristo Sacerdote, e, com atitudes concretas, deve assim corresponder aos seus desígnios de amor; e também homem de testemunho, que não guarda a sua fé para si, mas, assim como a Virgem na visita a sua prima, vai ao encontro do outro, anunciando-lhe a alegria de conhecer e viver em Cristo Jesus.

Neste domingo, nosso Seminário encerra o ano letivo de 2020 e envia seus seminaristas para suas famílias e suas comunidades paroquiais de origem para o período de férias. Encerramos este ano com enorme gratidão a Deus por todas as graças que nos foram concedidas pela intercessão de Maria Imaculada, de modo muito especial pela saúde e vida de todos os nossos seminaristas que passaram (e continuam a passar) por este difícil momento de pandemia, e por todos os amigos e benfeitores de nosso Seminário que, com suas contribuições materiais e orações, nos ajudaram a manter a formação dos futuros sacerdotes de nossa Igreja de pé!

É com muita fé na graça de Deus, no chamado que Ele realiza na vida de cada um de nossos seminaristas, que nos dirigimos a Virgem Santa e pedimos que lance o seu olhar carinhoso sobre todos nós, seus filhos, e coloque em nossos corações um grande anseio e propósito de santidade, para que nos esforcemos por viver o nosso estado de vida como caminho específico para a santidade, levando no nosso sim, a exemplo de Maria Santíssima, a luz de Cristo aos filhos de Deus.

Posts Similares

1 Comentário

  1. Abraao tinha tudo para fraquejar e duvidar, mas nao fraquejou. Apesar de ver que tudo o que Deus lhe havia prometido era impossivel, ele colocou seus olhos nas palavras do Senhor. Ter fe e dar creditos para as promessas de Deus. As vezes, nos desanimamos, porque nao olhamos para as promessas do Pai, mas para nos e para os outros. Para termos motivacao na fe precisamos olhar para o que Ele nos diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *