Semente do futuro

Ir. Darlei Zan- eligioso Paulino

O Papa Francisco já está em Lisboa com milhares de jovens do mundo todo. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento da Igreja Católica e certamente um dos maiores eventos mundiais, juntando uma multidão de jovens e adultos que procuram descontração, mas acima de tudo uma experiência de comunhão e fé. De diversas partes do planeta, todos unidos em Lisboa para viver na prática a cultura do encontro que o Papa tanto insiste e promove.

O tradicional vídeo do mês com a intenção de oração do Papa não podia deixar de enfocar este tema. E com uma inovação significativa. No vídeo deste mês, Francisco respondeu a algumas perguntas de jovens que se preparavam para ir a Portugal. Três perguntas, para ser exato. E perguntas muito inquietantes e provocativas, que fazem parte do imaginário de tantos outros jovens: 1. A Igreja é coisa de velhos? 2. Por que escolheu como lema desta JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”? 3. O que espera desta JMJ de Lisboa? As respostas do Papa são, como sempre, muito objetivas e concretas. Se ficou curiosos, confira lá no vídeo do mês.

Outra inovação é que a intenção de oração de agosto não é proferida pelo Sumo Pontífice. São os próprios jovens que nos exortam a rezar “para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida”.

Não há dúvidas de que uma Jornada da Juventude é sempre ocasião de grande festa. Momento único de encontro, partilha, alegria, troca de experiência e principalmente de testemunho e evangelização. Presente fisicamente em Lisboa, ou acompanhando virtualmente os peregrinos e o Papa na capital portuguesa, que cada um de nós esteja em sintonia com todos os jovens católicos do mundo, rezando e colaborando para que Lisboa seja “uma semente de futuro, um mundo onde o amor esteja no centro, onde podemos nos sentir irmãos e irmãs, um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho, um mundo com alegria”, como manifestou o Papa.

Acompanhe cada momento deste grande evento da Igreja mundial, cada discurso e oração do Papa Francisco, pois vivemos uma semana de graça, e nestas ocasiões vale sempre a pena ser protagonista da fé e do amor. No site do Vaticano (vatican.va) vocês pode encontrar a programação completa da viagem do Papa que iniciou hoje, 2 de agosto, e se prolonga até o domingo, dia 6. No site www.lisboa2023.org poderá ainda acompanhar toda a programação da JMJ Lisboa 2023.

Boa oração, boa semana, bom mês de agosto!