Seminário da Diocese de Campos implementa disciplina que aborda a Mobilidade Urbana com ênfase em migrações

Auxiliar jovens seminaristas a ter uma visão atualizada das migrações humanas no contexto mundial, nacional e local, ajudando a julgar e discernir seu impacto sócio-religioso pastoral e eclesial. Este têm sido objetivo do Seminário Diocesano Maria Imaculada, que este ano promoveu aos seminaristas uma nova disciplina “Seminário Sobre Mobilidade Urbana com ênfase em migrações”, que foi lecionada de modo online pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz.

Objetivo da matéria foi atender a preocupação e zelo formativo da Ratio Fundamentalis Institucionis Sacerdotalis, Dom da Vida Presbiteral; que no nº171 destaca a mobilidade humana, os movimentos migratórios que transformaram o mundo numa aldeia global e da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, Sobre as Universidades e as Faculdades que propõe no Proêmio como chave de leitura no n° 4 a dimensão social da evangelização e nesta a opção pelos últimos, ou seja, aqueles que a sociedade descarta e lança fora.

Para o bispo Diocesano, Dom Roberto, e consta na Ementa do conteúdo julga-se, conveniente e útil para a devida formação do futuro presbítero a realização de um Seminário sobre Teologia e Migrações Humanas situando e contextualizando esta problemática como desafio, perspectiva e cenário da missão do candidato as ordens sacras. O seminarista Fabrício Reis, o conteúdo foi extremamente importante para a nossa formação.

“Sendo pioneiro na promoção de uma disciplina centrada na reflexão teológica sobre a mobilidade humana com ênfase no processo migratório, nosso Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia ‘Sedes Sapientiae’ mais uma vez demonstrou seu empenho na sólida formação teológica dos futuros padres da Diocese de Campos. Refletir sobre o fenômeno migratório, além de abrir os nossos olhos para esta realidade que pulsa na sociedade atual, abre também nossos corações para as necessidades, sobretudo pastorais, de um povo marginalizado e sofredor, que também é povo de Deus”, declarou o seminarista. Fabrício acredita que a disciplina contribuiu efetivamente em nosso processo formativo, sempre visando as propostas do Papa Francisco.