Papa Francisco convoca o Ano de São José e fiéis da Diocese de Campos comemoram

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Com informações Vatican News

O Papa Francisco convocou um “Ano” especial dedicado a São José, o Pai putativo de Jesus, que começou no último dia 8 de dezembro e prossegue até a mesma data em 2021. A data foi para celebrar a data do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX quis dar este título a São José. Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra: com estas palavras, o Papa Francisco descreve São José. E o faz na Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada hoje por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

A Carta apostólica traz os sinais da pandemia da Covid-19, que – escreve Francisco – nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Em Campos, os fiéis da Paróquia São José, no Parque Cidade Luz receberam a notícia com alegria. De acordo com o pároco Pe. Cristiano Ribeiro, o comunidade do Papa Francisco foi motivo de júbilo pelos paroquianos. “A nossa Paróquia localizada em Cidade Luz foi privilegiada, é uma paróquia recente dedicada a São José patrono universal da Igreja de Cristo. Nesse tempo de pandemia precisamos olhar para São José. A família tem necessidade nesse tempo de olhar para São José, pai exemplar do menino Jesus. É preciso acreditar em sua intercessão e sua providência. Estou persuadido que 2021 será um ano de contemplação e auxílio para os necessitados e os pobres não somente no campo espiritual, mas também social”, afirmou o padre Cristiano.