Seminário Diocesano vai realizar Encontros Vocacionais online a partir de setembro

O Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos, vai promover no próximo dia 06 de setembro, o Encontro Vocacional, diante da realidade da pandemia do novo coronavírus, todo o evento será feito de modo online. Perceber o chamado de Deus e entender a própria missão no mundo, este é o objetivo dos jovens que participam de encontros vocacionais. Para participar basta o interessado se inscrever por whatsapp pelo número (22) 99953-7411. De acordo com o Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, os encontros sempre tem início no mês de março, mas com o prolongamento das medidas restritivas foi iniciado um trabalho de encontro online, utilizando a plataforma do Google Meet, por ser simples e mais acessível. “Junho ao nosso Bispo Dom Roberto resolvemos fazer um acompanhamento desses jovens, para o ingresso de uma nota turma no próximo ano. Como estamos acostumados a fazer um encontro por mês de março a novembro, faremos dois encontros nos meses de setembro, outubro e novembro. O acompanhamento auxilia no discernimento vocacional, nós vamos fazer esse primeiro contato, a primeira conversa, mas posteriormente a entrevista vai ser comigo”, afirmou Pe. Alexandre.

Durante o período o Reitor vai mantendo contato individualmente com cada vocacionado, para poder partilhar, assim como com o acompanhamento de uma psicóloga, que auxilia no processo de discernimento vocacional, que geralmente é feito coletivamente, mas será trabalhado de forma online. “Mas um primeiro passo que esse jovem precisa dar, antes mesmo de fazer o contato com a gente, é procurar o seu pároco e assim ela apresenta o vocacionado”, disse Pe. Alexandre.

Encontros Vocacionais – Os Encontros Vocacionais são uma forma que a Igreja encontrou de prestar ajuda aos que querem discernir a vocação. Eles são de suma importância para os que sentem esse chamado, uma vez que os possibilita ter a certeza de sua missão dentro da comunidade, experimentando determinado modo de vida, mesmo que por um pequeno momento, através da participação na vida comunitária: orações, serviços comunitários, reflexões vocacionais e momentos de fraternidade. Toda essa experiência é essencial para os participantes se sentirem abertos a conhecer e acolher a vontade de Deus em suas vidas.