Seminaristas concluem Retiro Diaconal para Ordenação Diaconal

Os jovens seminaristas que serão ordenados, neste sábado (18/06), participaram ao longo da semana do Retiro Preparatório para a Ordenação Diaconal, no Centro de Formação São João Paulo II, na cidade de Itaperuna. O encontro, que teve início no dia 13 de junho, terminou nesta sexta-feira (17/06), com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, concelebrada pelo Reitor Pe. Alexandre Mothé, pelo pregador do retiro Pe. José Francisco.

Durante o retiro aconteceu o ato de clericatura dos seminaristas. O ato aconteceu em duas etapas: a profissão de fé e a declaração de liberdade para receber a sagrada ordem. Através desta declaração os candidatos garantiram o conhecimento pleno da lei do celibato em todo o seu alcance e se determinaram a cumpri-la integralmente, de boa vontade, até a morte. Declararam ainda possuir pleno conhecimento de todos os ônus e demais encargos da Sagrada Ordem, fazendo o propósito de assumi-los com fidelidade, de livre e espontânea vontade, no decurso de toda sua vida.