Seminaristas do Propedêutico visitam cidade de Miracema
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Divulgação Diocesano Maria Imaculada
Lazer e descanso! Assim foi o final de semana da turma que está na etapa do Propedêutico, do Seminário Diocesano Maria Imaculada, na cidade de Miracema, noroeste fluminense. Durante o período que estiveram na cidade, os seminaristas agradeceram a hospitalidade do Pe. Michael Bruno, administrador da Quase-Paróquia Santa Teresinha, que auxiliou o momento de acolhida dos jovens seminaristas. A todo treze seminaristas participaram deste momento. Em publicação nas redes sociais o Seminário Diocesano agradeceu a acolhida e reforçou a importância do momento. “O descanso é também um dom precioso na nossa vida e que precisa ser bem aproveitado para que sejamos pessoas mais saudáveis e mais serenas. Ele proporciona um renovado estado de espírito que nos leva a nos dedicarmos ainda mais aos nossos trabalhos”, declarou a publicação. Durante o período na cidade eles estiveram com o Pe. Olavo Trindade. Ele está em Miracema desde 1973, e atualmente é o responsável pela Capela Nossa Senhora de Fátima e fundador da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho.
Propedêutico – No tempo do propedêutico o candidato ao Seminário Maior poderá entender melhor a dimensão eclesial de sua vocação enquanto terá mais tempo para a oração, para o estudo, para a partilha, para o retiro e outros exercícios espirituais que lhe darão maior proximidade com o Cristo Bom Pastor com o qual pretende se configurar no exercício do futuro ministério sacerdotal.
O propedêutico, portanto, deve preparar os candidatos para as dificuldades próprias de um exigente tempo de preparação específica em vista dos compromissos que deve assumir não só quando vier a ser ordenado, mas para a vida de seminário onde há uma responsabilidade compartilhada para alcançar os objetivos propostos.