Solenidade de Corpus Christi em Grussaí 2021

Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa

Com a graça de Deus celebraremos mais uma solenidade de Corpus Christi em meio à Pandemia do Corona Vírus. No ano passado pedíamos a vacina, neste ano agradecemos a fabricação e possibilidade de várias. Nossas orações, no entanto, é que os governos garantam o acesso e distribuição da mesma e de forma justa. Lembramos com pesar daqueles que faleceram e das famílias enlutadas.

A celebração de Corpus Christi significa a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados, isto é, indo além das substâncias que vemos e recebemos, são transformados no seu corpo e seu sangue. Em meio à tantas mortes, celebramos a Vida d’Aquele que nos deu a própria vida. Disse Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.” Cf. Jo 6,51.

Aqui em Grussaí, município de São João da Barra-RJ, teremos três missas para evitar aglomeração e um intervalo entre a segunda e a terceira missa para que os fiéis façam um tempo de adoração a Jesus Eucarístico. A primeira missa será às 8horas na Igreja Nossa Senhora Aparecida seguida de carreata até a Igreja São Sebastião no Telê Santana, onde haverá a segunda missa às 10:30, quando o Santíssimo ficará exposto até as 16 horas para ser adorado pelas pastorais, movimentos e quem assim o desejar. Sairemos em direção à Igreja Matriz Santo Amaro onde será dada a última bênção solene, seguida da missa às 17horas.

Cada Comunidade ornamentará a Igreja e na Igreja Matriz, preparado com muito zelo e empenho dos fiéis e da equipe de eventos, teremos um altar diferenciado, lembrando a última ceia, quando foi instituído o Sacramento da Eucaristia. Iremos disponibilizar cadeiras e som na frente das Igrejas, mantendo o distanciamento e seguindo todo o protocolo sanitário. Temos número limitado para participar dentro do templo e nossa preocupação é com o grande número de fiéis que virá para cá neste feriadão por sermos região praiana. Será um desafio acolher bem os que quiserem participar e aconselhamos que nos acompanhem pelas redes sociais da Quase paróquia Santo Amaro (Youtube e Facebook).

Uma vez que, a Eucaristia para nós é alimento, voltemos nossos corações pelos que não têm o que comer. Assim, nosso gesto concreto será a oferta de alimento não perecível para atendermos as famílias que precisam. O mundo carece de Deus e precisa do pão. O pão com Deus é mais saboroso. De nada vale crer no Pão que desce do Céu se nos omitimos em partilhar o pouco que temos com os famintos. Nos ensinou São Pedro: “Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados”, cf. I Pd 4,8 e Pr 10,12.

São João Maria Vianney nos ensina: “Vinde à comunhão… É verdade que não sois dignos dela, mas dela tendes necessidade”. Mais do que nunca temos necessidade de crer, adorar, amar e receber Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que para muitos seja espiritualmente. Não façamos farra nesta quinta-feira, mas nos voltemos para Aquele (Jesus Cristo) pelo qual este dia santo existe como feriado nacional. Com Jesus Eucarístico pelo fim da Pandemia, pela Paz no mundo e em nossos corações.

*Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa, Sacerdote da Diocese de Campos-RJ