Três sacerdotes tomam posse em novas paróquias nesta semana na Diocese de Campos
“Então, durante certo tempo fica um padre em uma comunidade e depois vai para outra. Atendendo a isso, alguns pontos estão em crescimento e justificam a transferência. Novos ajustes acontecerão em 2023. Vamos rezar pelos novos pastores para que tenham esse brio, vigor, mas tenham a proximidade. Ajudem a construir uma Igreja sinodal, solidária, misericordiosa e servidora”, afirmou Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Nos dias 28, 29 e 30 de dezembro duas paróquias receberão os novos párocos na Diocese de Campos. Nesta quarta-feira (28/12), o vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz presidirá a Missa, às 19h, de posse do Pe. Marco Antônio como novo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, no Centro da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, noroeste fluminense. O Pe. Marco assume a paróquia em substituição ao Pe. Rodrigo Melo, que foi transferido para o distrito Boa Ventura, na cidade de Itaperuna.
Na próxima quinta-feira (29/12), a Santa Missa, que marca a posse do Pe. Gilmar dos Prazeres como pároco da Paróquia Santuário de São Fidélis, na cidade de São Fidélis, será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco. Atualmente o Pe. Gilmar estava à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina, em Campos. O sacerdote exerce o ofício de vigário episcopal do Vicariato Norte, além de ecônomo da Diocese de Campos. “As mudanças não alteram o essencial, o bispo e o presbitério governam a Diocese. Nós precisamos de comunidades adultas, dinâmicas e vivas. Então, durante certo tempo fica um padre em uma comunidade e depois vai para outra. Atendendo a isso, alguns pontos estão em crescimento e justificam a transferência. O padre Gilmar, por exemplo, certamente vai dar uma força toda especial para a paróquia e a região. Teremos outros sacerdotes como Pe. Carlos Augusto, Pe. Marco Antônio e Pe. Silvio. Novos ajustes acontecerão em 2023”, afirmou Dom Roberto.
De acordo com a agenda diocesana, as demais datas previstas para as transferências são dia 30 de dezembro, a posse do Pe. Silvio Coquito, como pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina. A celebração de posse será presidida pelo vigário-geral da Diocese Monsenhor Leandro Diniz. Já em 2023, o Pe. Carlos Augusto Duncan assume como administrador paroquial a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Lebret. A Santa Missa está agendada para o dia 18 de janeiro, às 19h. Já no dia 21 de maio, às 17h, haverá a criação da Reitoria de Santa Rita de Cássia, no distrito Boa Ventura, na cidade de Itaperuna. O Pe. Rodrigo Mello foi transferido para a capela, com a missão de preparar a comunidade. “Vamos rezar pelos novos pastores para que tenham esse brio, vigor, mas tenham proximidade. Ajudem a construir uma Igreja sinodal, solidária, misericordiosa e servidora”, finalizou Dom Roberto.