Um Coração transbordante de alegria, compaixão solidária e esperança.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus escancara e apresenta como afirmava Pio XI, a síntese do cristianismo que é amor que se consome pela salvação do mundo. Num mundo sem coração submetido ao cálculo frio da ganância e do sucesso a todo preço, o Sagrado Coração nos apresenta o verdadeiro valor que temos diante de Deus como filhos amados apaixonadamente pelo Pai.

O Coração de Jesus nos inunda de alegria e de gozo quando descobrimos o amor incondicional, eterno, incansável de Jesus que está sempre a nos procurar, para Ele não somos uma figura anônima ou inexpressiva, mas pessoas preciosas em sua singularidade e individualidade. Sentimos alegria na sua proximidade, ternura e empatia quando compartilha conosco os mistérios do Reino, da sua Palavra e dos seus sublimes desejos de santidade, harmonia e paz. Mas também somos convidados a beber nas fontes inesgotáveis do seu Coração para aprender a ser compassivos e solidários com os pobres e sofredores, onde quer que estejam ou se encontrem. Sabemos que para transformar o mundo precisamos de algo mais que técnicas e programas, mas do sonho de Deus que inspira a civilização do amor, onde todos têm lugar, valor e vez, pois é a civilização do dom, da fraternidade e da terna misericórdia. Por isso, o Coração de Jesus nos encoraja e nos impulsiona a esperançar que significa mais que esperar, mas animados e tocados profundamente por seu amor colocarmos a serviço da construção responsável e empenhativa de uma sociedade, justa, inclusiva, e sustentável para todas as pessoas e criaturas que habitam a Casa Comum.

Neste ano vocacional nacional 2023, recordamos o lema desafiador “corações ardentes e pés a caminho”, pois bem o ardor e a missão em nossos corações dependem muito dessa resposta que é um verdadeiro pedido ao Sagrado Coração: “Fazei o nosso coração, semelhante ao Vosso!”. Deus seja louvado!

Campos dos Goytacazes 18 de junho de 2023

+ Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz