Varre Sai já vive em clima de Festa de São Sebastião

“Quero dizer que antes de todas as obras físicas me sinto chamado a edificar a cada dia a Igreja de Cristo.  Uma igreja que se mantem viva com as orações e sacrifícios e com a proteção e intercessão poderosa de Nossa Senhora. Quando celebro o Santíssimo Sacrifício Eucarístico ofereço minha vida para o bem das almas e edificação dessa igreja que amo. – Pe. Rogério Cabral Caetano.

De 11 a 20 de janeiro em Varre Sai o clima é festivo. A cidade recebe neste período devotos de toda região.  Uma festa marcada por uma tradição de 107 anos de tradição e de fé. Um ano que começa com desafios, A reforma e a ampliação da Matriz. Pe. Rogério Cabral Caetano lançou o desafio a toda a sociedade de Varre Sai: iniciar as obras imediatamente e o apoio de toda a população. A Igreja Matriz é um dos cartões postais mais visitados.

O apoio vem de varias partes do Estado do Rio de Janeiro e o sonho já será realidade em breve. Maria Auxiliadora, residente na cidade do Rio de Janeiro falou da importância do empreendimento e destaca com alegria a iniciativa do sacerdote, zeloso do patrimônio, mas atento as necessidades dos fieis que aumentam cada vez mais.

– Padre Rogério pode contar comigo vou continuar ajudando quero ver a nossa igreja linda se Deus quiser. Tenho orgulho da minha cidade onde eu fui nascida e tenho a minha família que mora aí estou longe mais quando da estou aí tenho orgulho de ser dizimista da paróquia. E ajudar as obras da nossa igreja com um pouquinho para que Deus possa abençoar a todos que ajuda também. – disse Maria Auxiliadora.

O primeiro desafio foi lançado no dia 24 de dezembro no lançamento oficial da maquete. A campanha de arrecadação de 50 mil tijolos para iniciar a realização do sonho de sacerdote e de toda sociedade. A Igreja Matriz de São Sebastião guarda as historias familiares e coletivas dos moradores que nasceram e viveram sob a proteção do santo padroeiro.

–  Lançamos a primeira campanha dos 50 mil tijolos, no último dia 24/12/19, que você poderá colaborar pela conta bancária ou diretamente na Secretaria Paroquial ou durante as Santas Missas. Quero desde já, fazer um apelo a cada paroquiano, cada católico, cada devoto do glorioso Mártir São Sebastião, para que assuma com muita convicção, força e coragem esse grandioso desafio. Que o Senhor Jesus, pela intercessão de nosso padroeiro, derrame graças e bênçãos sobre todos e cada um, dando-nos vida, saúde e perseverança! A obra é de Deus! – destaca o padre.

Com lema Com São Sebastião, construímos nossa História! Pe. Rogério Cabral Caetano se lança em mais um projeto e o sonho se tornara realidade no momento que toda a sociedade aceitar sonhar junto. E a partir desse desafio começa uma nova etapa. E com fé e orações a obra acontece.

– Será um tempo em que teremos de ter a certeza de que tudo depende de cada um de nós, mas com a nossa fé venceremos. Confesso que alem das orações eu tenho a certeza que a nossa comunidade jamais deixará de ajudar para essa obra que é de todos nós. Quero servir a construção de uma igreja com beleza e acolhedora e que possa levar a todos a contemplação de uma igreja serva e servidora do Evangelho, discípula, missionária em saída seguindo o propósito de nosso amado Papa Francisco e de nosso querido e amado Bispo Dom Roberto Francisco a quem sou grato pela confiança. – reflete Pe. Rogério.

Um patrimônio de fé e cultura. A Igreja Matriz de Varre Sai é um dos patrimônios da igreja católica na cidade. Ao seu redor ainda preservado o casario histórico, marca da imigração italiana com as tradições religiosas e devocionais. A cidade com o tempo cresceu, a população aumentou e a igreja já não comporta aos fieis que comparecem as missas e celebrações. Alem da obra de ampliação Pe. Rogério Cabral Caetano se importa com a preservação da fé e da espiritualidade e da preservação da arte sacra. Desde a chegada a cidade já realizou grandes obras de restauração de todo conjunto artístico.

Isabel Cristina Menezes destaca a importância da Igreja de São Sebastião pela beleza artística e pela preservação da fé e devoção no santo mártir. Alem da espiritualidade a igreja é um dos pontos turísticos de Varre Sai que recebe visitantes de varias partes do Brasil, atraídos pelo clima e belezas naturais.

– Uma igreja bonita, além da parte religiosa, que demonstra o amor do povo a Deus e a religião Católica Apostólica Romana é também um marco turístico pra cidade. Viva Varre-Sai! Vamos todos ajudar. – pontua Isabel Cristina.

Vilmar Diniz, residente em Bom Jesus de Itabapoana destaca a confiança no trabalho de Pe. Rogério, e fala do zelo pela igreja com seu exemplo de fé e emprendorismo.

– Padre Rogério Cabral. Sacerdote Zeloso e compromissado com edificação da igreja espiritual e material. É pelas vossas obras e milagres que Nosso Senhor se revela como um Deus cuidador. Que a Vitória sobre nossos sonhos sejam para a Glória de Deus. – revela Vilmar.

Texto e Edição Ricardo Gomes