Varre-Sai nos preparativos para a Festa de Santa Filomena

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Tempo de incertezas e ao mesmo tempo da preservação das tradições religiosas. Varre Sai vive momento de resgatar e preservar a Festa de Santa Filomena. Pe. Rogério Cabral Caetano começa a preparar para a festa que acontece de 1 a 10 de agosto.  Em tempo de Pandemia a realização da edição de 2020 depende da reinvenção e ao mesmo tempo manter a fé e devoção a santa. O sacerdote conta com a colaboração e a participação de toda a sociedade.

– Estamos num tempo de muitas incertezas, mas a nossa igreja continua com todas as solenidades, mesmo sem a presença dos fiéis, mas as celebrações continuam acontecendo pelas Redes Sociais. E já estamos nos preparando para a Festa de Santa Filomena. Depende de todos nós estarmos unidos para não deixar morrer essa tradição. Estaremos inaugurando a  decoração da Igreja Co-Matriz e a Estação da Vida.

Muitas historias e a fé em Santa Filomena se mantém viva. A devoção a Santa Filomena surgiu em Varre-Sai depois que sua imagem foi trazida da ilha de Funchal, em Portugal, pelo português Capitão Alexandre Ignácio da Silveira. Segundo relatos familiares, o mesmo adquiriu a imagem durante uma de suas viagens a seu país natal, provavelmente no início do século XX, período em que estava havendo uma grande devoção por essa Santa na Europa.