Vicariato Norte promove Encontro de Formação Complementar para MEDSC

A Diocese de Campos promove neste final de semana o Encontro de Formação Complementar, para os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão do Vicariato Norte. O evento, promovido pela Comissão Diocesana dos MEDSC’s, no Colégio Eucarístico, e contou com a participação de representantes de todas as paróquias de todas as foranias. De acordo com a Comissão 168 pessoas participaram do encontro. Segundo o Pe. João Paulo Rodrigues, atual assessor eclesiástico para a Comissão, o encontro de hoje é sinônimo de esperança. Um tempo novo, tempo de voltarmos para o Senhor e transformar nossa maneira de servir. “Na Solenidade de São José, somos interpelados a viver segundo a vontade de Deus. São José nos ensina que no exercício do ministério extraordinário, o silêncio, a obediência e a entrega a Deus, devem ser os três pilares fundamentais dessa doação tão bonita que eles fazem pela Igreja. Voltamos com toda a alegria no coração, depois de um tempo difícil. E embora sendo um novo começo, eu me despeço da assessoria eclesiástica dos Ministros para agora assumir a Juventude de nossa Diocese. Saio com a alegria no coração de que estamos e não somos e isso sempre buscamos, enquanto comissão, passar para os nossos ministros do Vicariato Norte”, disse o Pe. João Paulo.

O encontro contou com várias palestrantes, ao todo seis temas de formação para todos os Medsc. Objetivo foi reunir as pessoas que foram investidas ao longo da pandemia, ou ficaram afastados por mais de dois anos e retornaram, como forma de atualização. Para o Seminarista Alan Nogueira, que foi um dos palestrantes, a busca pelo aprendizado foi o que mais chamou atenção. “Revelando o sinal de uma Igreja Sinodal, viva e presente, que caminha junto, que forma aqueles que vão ao encontro. Entretanto, que fazem antes uma experiência pessoal, com a Eucaristia, o Jesus Vivo e Ressuscitado, que conforta as nossas dores e lutas. Eles estão fazendo essa experiência de encontro e intimidade, com aquele que dá o sabor do ministério. Foi possível perceber a alegria que estavam participando, além da sede por aprender e fazer essa experiência com o Cristo” declarou o Seminarista Alan.

De acordo com outro palestrante o diácono permanente Luizinho Severiano, que falou sobre o tema “Papel do Ministro diante da Eucaristia e exéquias”, o encontro é importante para levar aos Medsc a necessidade de uma vida de oração. “O encontro pra mim está sendo fundamental para levar os MEDSC a uma conscientização da necessidade de se aprofundar na vida de oração pessoal, amor a Eucaristia e total confiança que é o próprio Senhor que nos capacita no serviço que prestamos a Ele. Onde somos reflexos do seu amor isso graças a nossa vida de comunhão através da Eucaristia. Seguindo os exemplos de Maria e José na humildade e na forma discreta do cumprimento da missão”, afirmou o diácono.